Curitiba - Os funcionários das montadoras paranaenses entram em período de férias coletivas comemorando as conquistas de 2003 e com boas perspectivas para o próximo ano. Com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros populares, e a demanda por maquinários agrícolas e caminhões, Renault, Audi/Volkswagen, New Holland e Volvo apresentaram bons resultados. Já os trabalhadores conseguiram garantir a reposição da inflação, grande conquista na comparação com outras categorias.
Todos os colaboradores da fábrica da Renault entraram em férias na segunda-feira, dia 15, e retornam em 5 de janeiro. A fábrica de tratores da New Holland também começou o recesso na segunda-feira, e retorna apenas em 15 de janeiro. A unidade de colheitadeiras terá 20 dias de férias, e os funcionários administrativos, dez dias, a partir da próxima segunda-feira. A Audi/Volkswagen também entra em recesso no dia 22 e retorna já em 2 de janeiro. Uma pequena parte dos 2,5 mil funcionários deve continuar a trabalhar mesmo no período de recesso. A Volvo suspende as atividades entre 22 de dezembro e 5 de janeiro.
No início de agosto, o governo federal reduziu em três pontos percentuais o IPI dos veículos para aquecer o mercado automotivo. As vendas foram consideradas boas e o acordo, que deveria acabar no fim de novembro, foi prorrogado até fevereiro. Nesse período, as montadoras se comprometeram a não fazer demissões.
''Em linhas gerais, a Volkswagen está muito bem e a Renault, regular'', declarou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Nuncio Mannala. Ele disse que há uma expectativa da montadora francesa trazer uma nova linha de montagem para a fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O sindicato também espera que a Audi/Volkswagen amplie a produção local do veículo Fox, que atualmente atende apenas o mercado interno. ''A qualidade da mão-de-obra das plantas paranaenses é de primeiro mundo. Todas as fábricas podem fazer modelos para exportação'', acrescentou Mannala.
As fábricas de veículos pesados, New Holland e Volvo, tiveram um ótimo ano por causa da produção agrícola. A expectativa é que 2004 seja ainda melhor, já que a área plantada de soja aumentou. Esta é a primeira vez que a unidade de colheitadeiras da New Holland tem férias coletivas nessa época. ''Os trabalhadores tiveram poucas férias neste ano, porque a produção foi muito puxada e fizemos um bom planejamento que permite essa parada'', explicou o gerente de Recursos Humanos da empresa, Ivan Mocelin.

mockup