Missão irá negociar fim das barreiras
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de julho de 2004
Agência Estado 
Brasília - Uma missão de técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) desembarcará em Buenos Aires na próxima quarta-feira para discutir as barreiras impostas pelo governo argentino à entrada de eletrodomésticos brasileiros. O grupo será liderado pelo secretário-executivo do MDIC, Márcio Fortes de Almeida, que integra o grupo de monitoramento do Mercosul. ''Vamos encontrar um caminho satisfatório e evitar a criação de um contencioso'', disse na terça-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.
Furlan deverá encontrar-se com o ministro da Economia, Roberto Lavagna, durante a 26 reunião de cúpula do Mercosul, aberta oficialmente na terça-feira. ''Nossa conversa será sem animosidade'', garantiu o ministro.
Apesar do tom conciliador, Furlan afirmou que Brasil e Argentina são bons sócios e que ''sócios não fazem guerra pela mídia, porque isso não constrói nada.'' O ministro não mencionou nomes ou episódios. No entanto, houve uma forte contradição entre as declarações que Lavagna deu à imprensa argentina e o conteúdo da conversa que mantivera terça-feira com Furlan.
Ao jornal La Nación, o ministro argentino disse que as restrições aos eletrodomésticos brasileiros já estão em vigor. Na conversa com Furlan, Lavagna havia dito o contrário: que as restrições ainda dependeriam de regulamentação para serem aplicadas, o que daria tempo para buscar um acordo entre os empresários dos dois países.
Furlan declarou que encomendou à sua equipe uma ''apreciação técnica'' sobre as restrições baixadas pela Argentina. O governo brasileiro não descarta a possibilidade de, caso não haja acordo, levar a questão à Organização Mundial do Comércio (OMC).


