Minoritários do Bamerindus recorrem contra avaliação
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 23 de março de 2001
Carmem MuraraDe Curitiba 
A Associação Brasileira dos Investidores Minoritários do Bamerindus entrou ontem com medida judicial contra o Banco Central pela avaliação dos imóveis do banco. A ação cautelar foi protocolada na 14ª Vara Federal de São Paulo, onde está o processo. O recurso é para obter a produção antecipada de provas.
Com a medida os advogados pedem que a Justiça determine a reavaliação dos imóveis que integram a massa falida do Bamerindus, banco que sofreu intervenção federal em março de 1997 e posterior liquidação extrajudicial. A denúncia da associação é de que os imóveis foram subavaliados e vendidos para o HSBC, banco que comprou o Bamerindus.
Um dos advogados da associação, James Marins, assegura que os imóveis foram avaliados pela metade do preço. Houve casos em que a diferença da nossa avaliação para a do Banco Central foi de 50% e até 100%, disse. Eles querem que todo o processo seja suspenso até nova perícia judicial.
Os minoritários se baseiam num parecer do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do Paraná e de São Paulo. As entidades concluíram que a avaliação foi ilegal, além de ter sido feita por profissionais inabilitados. Desde a intervenção, o HSBC já comprou 184 imóveis.


