Ministro recebe sugestões da Faep contra a crise
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de março de 2006
Da Redação 
Um documento elaborado pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep), detalhando o tamanho da crise que afeta o setor agropecuário, foi entregue terça-feira em mãos pelo presidente da entidade, Ágide Meneguette, ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
No documento, a Faep apresenta sugestões de medidas práticas, eficazes e urgentes para socorrer os produtores rurais e evitar uma falência generalizada no campo. O ministro Paulo Bernardo afirmou compreender a seriedade da crise e a importância das medidas de apoio sugeridas.
No mesmo dia em que esteve com o ministro, Meneguette também relatou a situação dos produtores rurais paranaenses ao vice-presidente do Banco do Brasil para Agronegócio e Governo, Ricardo Conceição, que mostrou-se igualmente sensibilizado.
O esforço para acelerar medidas de apoio aos produtores rurais incluiu uma reunião na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), envolvendo as federações estaduais. Foi decidido elaborar um documento nacional sobre a crise, e que o setor trabalhará ainda em três frentes.
No Congresso e no Governo, o desafio é sensibilizar as autoridades para adoção de medidas que efetivamente signifiquem socorro, livre de entraves burocráticos. Também será estudada a possibilidade de ações judiciais que garantam um tratamento justo no processo de quitação de dívidas.


