O ministro da Agricultura e do Abastecimento, Arlindo Porto, garantiu ontem em Maringá, que o governo não vai aplicar a sobretaxa na exportação da soja em grão. Ele disse que há setores interessados na taxação. ‘‘Eu conversei pessoalmente com o presidente da República porque não vejo necessidade neste tipo de medida, pelo menos por enquanto’’, afirmou o ministro.
Segundo Porto o preço da soja atualmente não preocupa a estabilidade da economia. ‘‘Hoje vivemos uma realidade diferente de 1995 quando também houve uma super safra de soja’’, explicou. Ele também anunciou algumas medidas que o governo pretende tomar para incentivar o custeio da safra. Conforme o ministro os recursos para o custeio da safra deverá ser maior que o ano passado, quando o governo investiu R$ 5 bilhões.
Além disso, segundo o ministro o governo deverá anunciar a queda nas taxas de juros e algumas alterações nos preços mínimos de alguns produtos. Ele não adiantou qual o valor do investimento para o custeio da safra e nem quais os produtos que terão os preços mínimos alternados. ‘‘O governo deve anunciar o pacote para a agricultura na próxima semana’’, disse.

mockup