CAOS NO DDD
Ministro abranda críticas às operadoras
Pimenta da Veiga decidiu dividir responsabilidades após reunião, ontem; eficiência do sistema de interurbanos aumentou
Agência Estado
De BrasíliaO ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, mudou ontem sua avaliação em relação à atuação das operadoras de telefonia fixa, após se reunir durante duas horas com os presidentes das principais empresas regionais, entre elas a Embratel, Telefônica, Telemar e Tele Centro-Sul. Ao contrário da última terça-feira, quando chegou a atribuir à Embratel a maior parcela de responsabilidade pelo colapso durante a implementação do novo sistema de ligações interurbanas, ontem o ministro abrandou o discurso e dividiu as falhas entre todas as empresas.
O objetivo da reunião não era determinar culpados. É preciso destacar que a operação feita foi de enorme complexidade. Não quero avaliar qual o nível de responsabilidade desta ou daquela operadora, enfatizou o ministro. Os presidentes das operadoras não quiseram falar na saída do encontro, sob a alegação de que haviam acordado que Pimenta da Veiga daria entrevista coletiva.
O único que deu declarações foi o diretor-superintendente da CTBC-Telecom, José Pereira da Cunha. Ele disse que há um clima de cooperação entre as empresas para resolver os últimos problemas. Com toda confiança, podemos garantir que tudo estará solucionado em 48 horas ou até mesmo em 24 horas, disse.
A 48 horas do prazo final determinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para o pleno restabelecimento do sistema, Pimenta da Veiga anunciou a criação de uma equipe formada pelos melhores técnicos de todas as operadoras para fazer os ajustes finais.
Depois de ressaltar que o papel legal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se limita a regular e fiscalizar o setor, o ministro informou que a Anatel abrirá uma exceção desta vez e coordenará o grupo de técnicos das operadoras. Ele acrescentou ainda que o restabelecimento do sistema deve ser feito com estabilidade para evitar o surgimento de novos problemas.
O ministro garantiu que 95% da eficiência nas ligações interurbanas já foram recuperados - sobre a média normal de 55% de chamadas completadas. Os problemas remanescentes, segundo Pimenta da Veiga, ainda se concentram nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As informações recebidas ontem nos permitem avaliar que a recuperação do sistema é crescente e que tudo estará funcionando plenamente dentro de dois dias, afirmou.
Sem dar detalhes das razões apresentadas pelas empresas para os problemas verificados nas ligações de longa distância, Pimenta se restringiu a informar que houve falhas diversas e de várias origens e todas serão apuradas mais efetivamente a partir da próxima semana. Ele acrescentou que não é correto prematuramente apontar os culpados. O ministro lembrou que em algumas rotas de tráfego houve aumento de até 60% no número de ligações, ontem.

mockup