Ministra e da Agricultura parte para missão comercial na Ásia
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de maio de 2019
Agência Brasil 
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM-MS), inicia nesta segunda-feira (6) uma viagem de 16 dias pelo continente asiático, ao lado de uma comitiva de cerca de cem pessoas, em busca da abertura de novos mercados para exportadores brasileiros. A programação prevê reuniões de representantes da iniciativa privada e do governo nos países Japão, China, Vietnã e Indonésia.
O grupo brasileiro reúne empresários, parlamentares e representantes de associações produtoras e os custos da viagem serão pagos por cada integrante, segundo o ministério. O órgão informa que o Brasil tem 79 plantas de frigoríficos com possibilidade de habilitação para exportar para a China. Em visita no ano passado, técnicos chineses vistoriaram 11 frigoríficos, dos quais um foi reprovado e dez tiveram de fornecer informações adicionais. Os chineses solicitaram em um segundo momento ao Brasil a lista dos estabelecimentos autorizados a vender para a União Europeia, que são 33.
Além dessa lista, a comitiva brasileira levará dados sobre estabelecimentos inspecionados, mas que não são habilitados para a União Europeia; lista de produtores de suínos habilitados para outros mercados exigentes como Estados Unidos e Japão e produtores de bovinos, aves e asininos habilitados para outros mercados exigentes com exceção da União Europeia.
Na primeira parada do tour, a ministra também vai discutir com as autoridades japonesas a abertura de mercado para material genético, abacate, estabilizantes, extrato de carne e carnes bovinas. Na China, também haverá debate sobre exportação de produtos de organismos geneticamente modificados, suco de laranja, novas tecnologias, melão, status sanitário de produtos brasileiros e empresas de lácteos.
Na visita, a ministra participará do Encontro de Ministros da Agricultura do G20, que ocorrerá em Niigata (Japão) no dia 11 de maio, e terá reuniões com autoridades de outros países, além da Ásia. Com o vice-ministro da Agricultura da Rússia, por exemplo, Tereza Cristina pretende tratar de soja, pescado, farinhas e trigo. No Vietnã e na Indonésia, a ideia é abrir para a venda de bovinos vivos, farinha e melão.
Apoio à China
A missão deve contribuir para estreitar laços entre o governo brasileiro e a China, principal parceiro comercial brasileiro, depois de declarações no início da gestão de Jair Bolsonaro (PSL) que geraram desconforto na relação. Durante entrevista em Brasília na última sexta-feira (3), a ministra informou que o Brasil deve apoiar o candidato da China e vice-ministro da Agricultura do país, Qu Dongyu, para o comando da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, na sigla em inglês). "O ministério tem interesse em apoiar o candidato chinês, e já dissemos isso a ele, mas ainda não fizemos a declaração oficial sobre o assunto", disse Cristina.
Segundo a ministra, o apoio oficial ocorrerá no momento mais adequado e há consenso do governo "em torno dessa candidatura, mas ainda não foi batido o martelo". A eleição deve ocorrer durante conferência da organização, em Roma, em junho. Atualmente, o brasileiro José Graziano da Silva é o diretor-geral da FAO. (Com Agência Estado)


