'Minha preocupação é com saúde e renda'
O técnico em recursos humanos Emídio Casagrande aderiu ainda em 1979 a um plano de previdência privada oferecido pela empresa na qual trabalha e se tornou um defensor do sistema. Ele afirma que, na época, não estava preocupado com a aposentadoria, mas resolveu buscar o benefício porque já ouvia boatos sobre possíveis mudanças nas regras da Previdência Social.
Ele diz que não espera igualar a renda depois de aposentado à atual e que não descarta atuar como autônomo depois, mas que acredita que terá segurança. "Foi um acerto ter feito na época, porque quanto maior o tempo de contribuição, melhor vai ser a renda no final", afirma.
No caso, Casagrande paga 50% da contribuição para o plano e a empresa quita a outra metade. "A grande preocupação, tanto minha quanto dos colegas, é ter um plano de saúde no futuro e uma boa renda, que vai ser proporcionada pela Previdência Social e pela complementar." (F.G.)





