Normalmente as empresas contratam um funcionário baseadas em seu conhecimento, sua formação, suas habilidades e o demite em função de comportamento. Isso ocorre porque na maioria das vezes não é utilizada nenhuma ferramenta de análise e avaliação de competências comportamentais no momento da contratação. Com o EV@ (Estudos dos Vetores de Atividade) existe a possibilidade concreta das empresas terem essa variável comportamental sob controle.
A avaliação é do consultor de RH e criador da Ferramenta EV@, Ério Vergani, que fará uma apresentação sobre o assunto hoje no Hotel Blue Tree para profissionais de Recursos Humanos. Com tecnologia 100% nacional, o EV@ é utilizado em empresas como Bradesco, Unimed, Grupo Votorantin, Amcham, Gerdau e, na região de Londrina, na Dental Clean, Dixi-Toga, Onix Sat.
De acordo com Vergani, a aplicação do EV@ é fundamental para o líder, à medida em que ele se utiliza da ferramenta para conhecer o estilo de cada subordinado e passa a agir diretamente sobre suas potencialidades, extraindo o melhor de cada um, gerando um clima favorável, uma equipe satisfeita, portanto produzindo mais e melhor. Por meio da metodologia é possível identificar 278 perfis distintos.
Considerada uma das ferramentas mais modernas e completas existentes no mercado, o EV@ é destinado a identificar o perfil comportamental da pessoa e projetar seu comportamento em diferentes ambientes/situações de trabalho. ''O método pode ser utilizado em todas as atividades de desenvolvimento, como seleção, análise de potencial, identificação de necessidades de treinamento, avaliação de desempenho (até 360), plano de carreira, promoção, aspectos de motivação, formação de equipes, coaching e muito mais'', explica Vergani.
Segundo ele, as empresas podem aplicar o método de forma presencial (no computador ou no papel) ou a distância pela internet. ''Qualquer empresa pode utilizar, independente de porte ou ramo de atuação'', diz o consultor, lembrando que o percentual de acerto, com a utilização do método, é superior a 86%.
O EV@ analisa 35 competências comportamentais, divididas em competências pessoais e de liderança, além de medir diretamente a capacidade de tomada de decisões, a flexibilidade, a energia, a motivação, o estilo comportamental.
O método pode ainda, diz Vergani, ser utilizado em todas as atividades de desenvolvimento, inclusive aliado ao planejamento estratégico da empresa, definindo mudanças futuras nos perfis dos cargos e projetando o perfil de seus funcionários com relação ao novo desenho.

mockup