Curitiba- Os trabalhadores do setor metalúrgico da Grande Curitiba iniciam, hoje, assembléias para discutir a pauta de negociação salarial. O clima é de otimismo em razão da Renault do Brasil ter anunciado, na última segunda-feira, a contratação de 650 novos funcionários para o Complexo Ayrton Sena, em São José dos Pinhais, região metropolitana.
''A gente sempre trabalha na expectativa de crescimento, de aumento no lucro das montadoras, pois, além da geração de novos empregos, deixa a categoria mais tranquila, mais forte para negociar'', afirmou o diretor e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região Metropolitana, Nelson Silva de Souza. As propostas envolvem índice de reajuste (reposição da inflação mais aumento real), piso salarial e outros benefícios como adicional noturno e plano de saúde.
O plano chamado ''Renault Contrato 2009'', anunciado anteontem pelo presidente do grupo, Carlos Ghosn, segundo a assessoria de imprensa da montadora, estabelece metas de crescimento e lançamentos de novos produtos para os próximos três anos. Na Renault do Brasil, o plano já tomou forma com o início da comercialização do Novo Mégane e agora a empresa se prepara para novos avanços com a contratação de 1 mil colaboradores para a implantação do segundo turno de produção em 2007.
De acordo com informações da Renault, de janeiro a julho, já foram contratados 350 novos funcionários, entre operadores e supervisores de produção, engenheiros e outros profissionais, alocados principalmente na linha de montagem do Novo Mégane, na estamparia e na fábrica de motores. A empresa também contratou engenheiros para o projeto Logan, que será produzido em 2007. Atualmente, a Renault do Brasil conta com um efetivo de 3,1 mil funcionários.
Até 2007 está prevista a contratação de outros 650 colaboradores para o complexo de São José dos Pinhais, sendo que 400 deles começam a trabalhar em janeiro de 2007. Esse contingente considera principalmente a implantação do segundo turno de trabalho na fábrica de veículos de passeio a partir de 2007 e a produção de dois novos modelos: o Mégane Grand Tour, que será lançado até o final deste ano, e o Logan. Até 2009, serão lançados cinco novos modelos de veículos no Brasil. Entre eles, já estão incluídos o Novo Mégane, o Mégane Grand Tour e o Logan.

mockup