Metalúrgicos da Bosch voltam ao trabalho
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Andréa Bertoldi<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Depois de três dias de paralisação, os cerca de 4,4 mil metalúrgicos da Bosch decidiram encerrar ontem o movimento. A maioria dos trabalhadores aceitou a proposta da empresa e voltou ao trabalho. Os funcionários acreditam que a última proposta apresentada teve um avanço significativo em relação à primeira.
Pelas negociações os trabalhadores vão ter abono salarial de R$ 1,5 mil já em dezembro, antecipação da segunda parcela da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) no mesmo mês (cerca de R$ 1 mil) e o reajuste salarial para março de 2009, composto de aumento real de 3,6% e reposição de 100% da inflação acumulada nos últimos 12 meses (prevista pelo Dieese em 7,15%). Ficou decidido também que os dias parados não serão descontados e nem compensados.
A proposta aceita pelos trabalhadores foi feita pela empresa pouco antes do início da assembléia de ontem.
Outras empresas
Após o fechamento do acordo com a Bosch, a Campanha Salarial dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, que envolve cerca de 30 mil trabalhadores, continua em outras indústrias do setor. O objetivo do sindicato é fechar Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), em negociações individuais com as empresas. Ano passado, a entidade assinou 120 acordos, com avanços de valores e benefícios maiores que os da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).


