Agência Estado
De Brasília
A partir do mês de junho os países que integram o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) vão adotar o código 128 para serviços de emergência médica, de polícia e bombeiros. Para pedir ajuda em qualquer país do bloco bastará telefonar para o 128. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem uma resolução que aprova o código telefônico unificado no Cone Sul.
De acordo com a resolução, além do número 128 para os três serviços de emergência, os países-membros do Mercosul deverão manter os atuais códigos de acesso, ‘‘de modo que se possa usar igualmente qualquer um deles’’. No Brasil existe um número único para bombeiros (193), polícia (190) e emergência médica (192).
A decisão dos integrantes do mercado comum, aprovada em setembro do ano passado, orienta os países-membros a analisar a necessidade de incorporar algum outro tipo de serviço de emergência ao código de acesso 128.
A justificativa para a decisão de unificar o númeroé a necessidade de impulsionar a integração dos países do Mercosul. ‘‘Um dos caminhos é a harmonização dos serviços de telecomunicações básicos oferecidos nos Estados-partes’’, afirma a resolução.