Mercosul se une no combate à doença
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de outubro de 2005
Lúcia Nórcio<br> Agência Brasil 
Veterinários do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina se reuniram este fim de semana em Guaíra 9158 km ao norte de Cascavel) para avaliar as medidas tomadas até o momento, tanto no Brasil quanto no Paraguai, para impedir que o vírus da febre aftosa se propague pela América do Sul.
O diretor do Departamento de Fiscalização (Defis), da Secretaria da Agricultura, Felisberto Queiroz Baptista, aproveitou a oportunidade para ressaltar a necessidade da união de esforços entre os países da América do Sul. ''É o momento para praticarmos ações que, realmente, atendam o interesse de todos aqueles que não medem esforços para enfrentar o inimigo comum. Precisamos manter o controle da situação. Por isso, o intercâmbio de experiências em defesa sanitária é importante para evitar que doença contamine os rebanhos sul-americanos'', disse.
Nos próximos dias, a missão de veterinários vai prosseguir com as visitas técnicas em regiões do Paraná e de Mato Grosso do Sul.
Ontem, os técnicos do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa) percorreram as fronteiras do Paraná com a Argentina e o Paraguai, além da divisa com Santa Catarina. Os municípios de Eldorado (MS) e Japorã (MS), onde foram confirmados os focos de aftosa, também foram visitados.
De acordo com informação da Secretaria da Agricultura, nesta próxima sexta-feira, em Eldorado (MS), o grupo vai elaborar um informe final sobre as conclusões da viagem. O documento será apresentado, pelo Comitê Veterinário Permanente (CVP), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, nos dias 7 e 8 de novembro.


