Mercosul defende fim de subsídios
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de fevereiro de 1999
Agência Estado 
Ministros de agricultura do Mercosul, Chile e Bolívia decidiram ontem defender conjuntamente a completa eliminação dos subsídios à exportação concedidos pelos países desenvolvidos, por considerar que eles constituem a forma mais negativa e injusta de distorção do comércio mundial de produtos agropecuários. Em abril, os ministros irão aos Estados Unidos tentar obter o apoio do secretário de Agricultura, Dan Glickmann, para o fim dos subsídios nas negociações da rodada agrícola da Organização Mundial do Comércio (OMC), que começa no final do ano.
No documento final do encontro iniciado quarta-feira, em Salvador (BA), os ministros destacaram que os subsídios afetam as possibilidades de crescimento da produção de alimentos pelos países em desenvolvimento. Eles defenderam a nescessidade de estabelecer regras multilaterais claras que disciplinem os créditos vinculados às exportações para eliminar os subsídios.
Trigo Em encontro reservado, o ministro da Agricultura da Argentina, Gumersindo Alonso, disse ao ministro Francisco Turra que os argentinos querem manter as exportações de trigo para o Brasil. Turra avaliou que isso deverá ocorrer pelas facilidades do comércio entre os dois países. Mas, em contrapartida, pediu maior flexibidade para as vendas brasileiras de frango e suínos na Argentina.


