A postagem no perfil profissional do Instagram da petsitter Rebeca Moreno Cianca já avisa: horários esgotados para o Natal! Com um cronograma cheio, a babá de animais ainda tem vagas abertas na agenda do final de ano, mas os clientes que quiserem contratar os serviços precisam se apressar, pois a procura aumenta nesse período de férias e viagens.

Imagem ilustrativa da imagem Mercado pet: setor em ascensão no período de férias
| Foto: iStock

Cianca faz parte de um mercado aquecido neste período de festas e de férias. Com a previsão de aumento de viagens, muitas pessoas precisam deixar seus animais de estimação sob os cuidados de uma hospedagem especializada ou os serviços de um profissional. Há ainda aqueles que vão preferir levar seus bichinhos consigo na viagem e procurar locais petfriendly, considerada uma tendência no mercado pet.

“Esse é um mercado em ascensão, pois os pets passaram a ser vistos como verdadeiros membros da família e não só um animalzinho. Então os tutores procuram dar uma qualidade de vida melhor para esses animais”, analisa consultora de Negócios do Sebrae, Liciana Pedroso. Ela acrescenta que esse nicho – formado por médicos-veterinários, rações específicas, hotéis/creches , brinquedos e petsitters - tem crescido nos últimos três anos.

A consultora também aponta para o aumento de adoção e compra de pets durante a pandemia de coronavírus. Segundo ela, “as pessoas buscaram ter um animal em casa como uma forma de companhia para enfrentar o momento emocional complicado”. De acordo com o Sebrae, o segmento pet foi um dos que menos sofreram os efeitos da crise durante a pandemia. Pesquisa recente, com base em dados da Receita Federal, mostra um aumento do número de negócios voltados para o mercado Pet de 39% entre as micro e pequenas empresas e 46%, entre os microempreendedores individuais.

A petsitter Rebeca Moreno Cianca confirma o aumento na demanda por babás de animais. “Desde o ano passado a procura aumentou demais, porque muita gente acabou adotando animaizinhos no período de pandemia de coronavírus e ficou muito tempo sem viajar. Também estão surgindo cada vez mais profissionais trabalhando nessa área”, afirma Cianca, profissional da área desde 2016.

Ela é estudante de medicina veterinária na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e sempre teve interesse em ser babá de animais. Para trabalhar na área não é necessário realizar um curso específico, como explica, mas é muito importante estar sempre se atualizando para oferecer um bom serviço aos animais de estimação e tutores. “Fiz diversos cursos de comportamento canino e assisto a diversas palestras de profissionais da área sobre cães, gatos e pets não convencionais”, ressalta.

HOTÉIS

Uma outra opção para quem vai aproveitar os recessos e não sabe onde deixar o pet são os hotéis, que são equipados e bem-preparados. Rotina com atividades físicas e supervisão 24 horas são alguns dos serviços oferecidos na Aldeia Pet, um hotel e creche de animais de estimação localizado na zona sul de Londrina. E para se hospedar é preciso passar por um processo de avaliação e adaptação, como explica a dona do hotelzinho, Ligia Albiero Spagnuolo. “A avaliação dura cerca de uma hora e funciona como um dia experimental, caso o cão apresente algum problema de comportamento (reatividade, excesso de ansiedade ou agressividade), oferecemos uma segunda avaliação em uma nova ocasião, respeitando a individualidade de cada animal”, Ligia informa. o hotel creche atende tanto cachorros quanto gatos.

SEGURANÇA DENTRO DE CASA

Foi por causa de uma viagem que a biomédica Mariana Máttila procurou o serviço de petsitter pela primeira vez. “Os gatos são territorialistas, e tirá-los de casa não é uma boa opção. Sendo assim, o serviço prestado pela petsitter traz o cuidado e a segurança de manter o animal dentro de casa”, pondera.

Para a biomédica, a importância de uma pet sitter é o bem-estar do animal. “O pet precisa estar seguro no seu hábitat sem mudar sua rotina enquanto tem cuidados específicos a suas particularidades, como alimentação, higiene e brincadeiras. Vale destacar que minha gata foi adotada adulta, o que fez com que ela tivesse muito medo das pessoas, mas desde o primeiro contato com a Rebeca, ela se sentiu à vontade e isso me passou uma grande confiança”, ressalta. (Com Sebrae)

DICAS PARA O SEGMENTO PETCARE

Para ajudar os donos de pequenos negócios do segmento petcare a aproveitar melhor a temporada de festas e férias, o gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete , preparou algumas dicas e orientações

1. Ofereça comodidade para o seu cliente

Diante de um dia a dia cada vez mais corrido, as pessoas procuram por facilidade e comodidade. Então, se você vai oferecer um serviço de hospedagem para pets, fique atento neste quesito. Seja para buscar o animal na casa do cliente, tratá-lo e depois devolvê-lo, seja para oferecer produtos que possam ajudá-lo no transporte do pet, como uma caixa adequada nos padrões exigidos pelas companhias aéreas ou até mesmo kits prontos com produtos para higiene, limpeza, alimentação ou medicação, se for o caso.

2. Demonstre segurança e confiança

Os pets são considerados membros da família , por isso saiba que segurança e confiança são essenciais para o seu cliente. Demonstre que sua hospedagem oferece um local seguro, onde o pet terá o mesmo cuidado como se estivesse na própria casa, com espaços condizentes com o porte do animal, além de higiene e limpeza. Aproveite para oferecer serviços complementares durante a estadia, como banho, tosa e medicamentos necessários.

3. Ofereça acesso remoto para que o tutor possa ver o animal pelo celular

Tenha uma comunicação aberta e facilitada para que o tutor fique tranquilo enquanto viaja por períodos mais longos. O ideal é que ele receba diariamente informações sobre o bem-estar do animal, seja por mensagens com fotos ou até mesmo pelo uso de videochamadas pelo celular. Avalie se é possível investir em um sistema que permita o acesso a imagens do animal remotamente. Esteja preparado para responder prontamente aos questionamentos do seu cliente.

4. Disponibilize serviço de cuidados na própria casa do cliente, se for o caso

Muitas pessoas também preferem deixar o animal em casa sob a guarda de terceiros, mas ainda sim procuram um serviço de um profissional especializado para os cuidados mais específicos relacionados à saúde e higiene do pet. Neste caso, você pode oferecer esse serviço em casa por meio de visitas periódicas, principalmente se já é um cliente que conhece seus serviços no petshop, por exemplo.

5. Esteja ativo nas redes sociais e atento à reputação virtual

Não importa se você já oferece serviços de hospedagem ou cuidadores em casa, saiba que a sua reputação na internet, principalmente nas redes sociais, pode influenciar na hora que o cliente vai escolher ou não a sua empresa. Por isso, aproveite para divulgar o seu negócio e produza conteúdos que possam atrair o seu cliente neste final de ano, com dicas e sugestões. Também interaja com seus clientes, demonstrando que se preocupa com o feedback e que está sempre procurando melhorar. Quanto mais avaliações positivas, mais chances do seu negócio se destacar da concorrência.

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