De acordo com o último levantamento anual da Associação das Indústrias Produtoras de Carne Suína (Abipecs), o Brasil exportou em 2011 516 mil toneladas de carne suína, 24 toneladas a menos do que em 2010.
De acordo com o relatório, a competitividade do setor esteve nos últimos anos comprometida pela valorização do real frente ao dólar, tornando as vendas para o mercado interno mais atrativas.
Dados da Abipecs revelam que o consumo per capita passou nos últimos anos de 13,4 quilos para 15,1 kg. Segundo a entidade, a preferência dos consumidores brasileiros tem se concentrado em produtos frescais como linguiças e pratos prontos, representando 32,8%, seguido de salsicha (19,7%), defumados (10,1%), presuntaria (8,7%), cortes temperados (1,7%) e corte in natura (1,5%). (R.M.)

mockup