Assim como muitos homossexuais tiveram dificuldades em ''sair do armário'' (assumir sua homossexualidade), também o mercado direcionado a este público deu timidamente seus primeiros passos, aqui no Brasil, a partir da década de 1990.
Com as transformações sociais e reivindicações em prol dos direitos de várias minorias, foi natural que a população GLBT - gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros -, ou mais popularmente conhecida como GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), fosse cada vez mais aceita e assimilada pela sociedade. Acompanhando esta tendência, o mercado voltado para eles de esquisito passou a altamente lucrativo e promissor.
O livro ''O mercado GLS'', de Franco Reinaudo e Laura Bacellar, orienta empresas que queiram investir neste ramo ou ampliar a abrangência até esta população. Explica ainda que são consumidores com maior renda, mas que também são mais criteriosos.
Cristiane Faga, proprietária da Kaluanã, agência de São Paulo especializada em turismo GLS, decidiu abrir o negócio porque percebeu que era uma população carente de bom atendimento. ''Geralmente quando eles procuram uma agência, há mais lazer de família, roteiros com opções de hotel e passagem apenas. Todas as cidades têm restaurantes, boates, casas noturnas chamadas gayfriendly e essas informações não eram passadas'', diz. Decidiu então tornar-se uma consultora de viagens. A partir do momento em que o cliente a procura, ela pesquisa todos os estabelecimentos comerciais, bares, casas noturnas e hotéis onde ele será melhor atendido.
De acordo com o Instituto de Pesquisa e Cultura GLS, 18 milhões de brasileiros são gays, o que representa 10% da população do país. Destes, 40% estão em São Paulo, 14% no Rio de Janeiro, 8% em Minas Gerais e outros 8% no Rio Grande do Sul. Eles gastam 30% a mais em bens de consumo que os heterossexuais com a mesma condição. Cerca de 35% pertencem à classe A, 47% são da B, e 16%, da C. O levantamento indica ainda que cerca de 57% têm nível superior, 40%, médio, e 3%, ensino fundamental.
Franco Reinaudo, diretor da Álibi Turismo e fundador do Bureau de Negócios GLS, afirma que as empresas estão numa fase de transição entre um mercado que antes era tabu e agora é uma grande oportunidade.

Serviços:
- Boate Friends
Rua Bem-te-vi,136
(43) 3326-2416
Londrina
- New York Lounge
Av. Bandeirantes, 160
Londrina
- Kaluanã Viagens
(11) 3129-9502
WWW.kaluana.tur.br
São Paulo