São Paulo De cada 100 contratos de locação realizados no Brasil, entre 50 e 71 utilizam o fiador como forma de garantia. O número pode chegar a 95% dos contratos nas regiões Centro-Oeste e Norte do País. Os dados foram constatados pela Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Região a Região, que entrevistou 100 imobiliárias em 10 estados brasileiros.
De acordo com o vice-presidente de locação do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo (Secovi-SP), Sergio Luiz Abrantes Lembi, isso mostra que há uma deficiência no que diz respeito a formas de garantia no Brasil.
''A preferência pelo fiador como forma de garantia mostra a preocupação do proprietário em minimizar os riscos da inadimplência do setor de locação'', explica. Segundo o executivo, outras modalidades como o depósito caução de três meses ou o seguro-fiança não pegaram no Brasil.
Segundo o executivo, um processo por falta de pagamento demora entre nove meses e um ano para ser concluído, o que dificulta a utilização de outras garantias. ''Uma forma de reduzir esse custo para o proprietário seria rever a legislação vigente, de forma a agilizar esse processo'', defende.
A pesquisa constatou ainda que entre 9% e 13% dos inquilinos pesquisados nos 10 Estados atrasam até 60 dias o pagamento do aluguel. O percentual é maior no caso de casas ou apartamentos com dois quartos (13%) e menor no caso de moradias com um quarto (8% ).
No estudo por região, o Centro-Oeste e o Norte são os que mais atrasam, com um percentual de 17%; seguidos pelo Nordeste, com 14%. Na sequência estão o Sudeste e Sul, com 12% e 10%, respectivamente.
Os atrasos acima de 60 dias, por sua vez, que normalmente são objeto de processo de cobrança, respondem por apenas 5% dos contratos. O maior índice concentra-se em habitações de três quartos, com 5,5%, e o menor, nas habitações de quatro quartos, com 4%. No que diz respeito ao tipo de imóvel, a maior taxa de vacância está concentrada em imóveis de quatro quartos, que chegam a até 25%.

mockup