Em Londrina, as motos de baixa cilindrada são as mais vendidas
Em Londrina, as motos de baixa cilindrada são as mais vendidas | Foto: Anderson Coelho



O mercado de motocicletas começou 2018 aquecido. A produção apresentou alta de 17,8%, em comparação com dezembro, e os emplacamentos aumentaram 13,95% em relação a janeiro do ano passado. No Paraná, as vendas das concessionárias, em janeiro, cresceram de mais de 30% comparado com a mesma época de 2017.

Em janeiro, as concessionárias venderam um total 76,9 mil motocicletas no País. "Fazia três anos que as vendas não começavam com números positivos e isso evidencia que as projeções de retomada vão se consolidar ao longo de 2018", disse Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), que projeta avanço de 1,6% este ano.

Por outro lado, em relação a dezembro, o mercado teve redução de 0,8%. A queda foi minimizada pela associação, que lembrou que dezembro foi o mês que apresentou o maior volume de vendas em 2017.

As exportações, por sua vez, cresceram em janeiro. O número de motocicletas vendidas ao exterior atingiu 8,2 mil unidades no primeiro mês de 2018, expansão de 42,6% ante igual mês do ano passado e de 15,8% em relação a dezembro. A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores)trabalha com a perspectiva de incremento de 6,5% para o setor em 2018.

Os dados da Fenabrave mostram que as vendas no Paraná tiveram uma variação de 8,94% de dezembro para janeiro e um acréscimo de 35,94% em relação ao mesmo período de 2017. Os segmentos City, com participação de mercado de 42,34%; e Scutter/Club com 33,69%, foram os que apresentaram crescimento. Os demais, apesar do desempenho positivo, registraram queda na comparação com 2017.

O bom desempenho de janeiro injetou ânimo no mercado de Londrina. De acordo com o gerente da Kallas Motos, concessionária Honda, Márcio de Lucca, o mês passado fechou 10% acima da meta estipulada. As 'queridinhas' continuam sendo as de baixa cilindrada. O gerente acredita que o bom desempenho foi puxado, em parte, pelos reajustes da gasolina. "Alguns querem diminuir o custo mensal e outros buscam mais agilidade no trânsito. Eles reclamam que há dificuldade de estacionar em Londrina", afirmou Lucca.

A concessionária projeta um crescimento de 20% para este ano. "Janeiro vai servir de exemplo para o restante do ano", disse. O volume de vendas foi estável na Jairo Motos, mas a lucratividade apresentou elevação. O auxiliar de vendas Leonardo Cesar Camargo comentou que teve incremento na venda de motos de média e alta cilindrada.

"Em vendas por enquanto está atendendo as expectativas, apesar do mês passado ter ficado igual ou um pouco abaixo do que no ano passado. Mas a nossa lucratividade aumentou", afirmou. A revenda não fez uma projeção de crescimento para o ano, mas está investindo em mídia para alavancar as vendas.