O secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy reafirmou ontem que o governo está realmente interessado em incrementar os mercados de capitais e de concessão de crédito no País.
Para o secretário, o desempenho das últimas semanas da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deve ser visto como um indicativo da importância de se desenvolver o mercado de capitais no Brasil. ''Vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento desse mercado, que é importante para a redução do custo de investimento'', disse Levy.
Na semana passada, o ministro da Fazenda destacou, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o papel do mercado de capitais como instrumento para o crescimento sustentado.
No caso do mercado de crédito, Levy aposta que o desenvolvimento do Cadastro Positivo das Empresas - que está sendo elaborado pelo Banco Central - será fundamental para a redução dos custos das operações de financiamento no País. ''O cadastro funcionará como um SPC positivo'', disse Levy, citando o serviço de proteção ao crédito (SPC), que registra os maus pagadores. Nesse cadastro, as instituições financeiras terão acesso a um histórico de pagamentos de débitos contraídos por empresas.

mockup