A Matra Veículos do Brasil Ltda foi inaugurada ontem em Ibaiti (94 quilômetros de Jacarezinho) pelo governador Jaime Lerner e pelo presidente e proprietário da montadora Nivaldo Rubens Trama. A empresa será a primeira montadora do interior do Estado e vai produzir o utilitário Matra, nas versões 4X4 e 4X2. Na primeira etapa de produção, a Matra vai empregar cerca de 50 pessoas e produzir 50 veículos por mês.
O projeto de desenvolvimento do veículo e da instalação da fábrica, financiado com recursos próprios do empresário, consumiu R$ 2 milhões em um prazo de dois anos. A unidade fabril irá montar subconjuntos fabricados por cerca de 50 fornecedores. Na linha de montagem serão montados aproximadamente 1.200 itens como chassi, motor, direção entre outros componentes.
A operação, segundo Trama, será realizada com estoques de peças e, de acordo com a direção, passará gradualmente para o sistema ''just in time''. Na etapa final de montagem, o veículo será abastecido e encaminhado a uma plataforma para simular situações e realizar os ajustes finais. A Matra tem capacidade para a produção de 130 veículos por mês. A montadora esta instalada em uma área de 35 mil metros quadrados às margens da BR-153 a dois quilômetros da cidade.
O proprietário da montadora disse que o objetivo da empresa é montar seis carros por dia. Ele afirmou que em dezembro começa a produção em série dos veículos. Trama é fundador e presidente das Faculdades Associadas de São Paulo (Fasp) e empresário rural há mais de 25 anos no município de Buri (SP).
O governador Jaime Lerner comemorou a instalação da sexta montadora de veículos no Paraná. Segundo ele, a Matra caracteriza a industrialização do interior do País. Ele afirmou que o Governo do Estado qualificou profissionalmente os funcionários e está disposto a colaborar com a expansão da empresa.
Entusiasmado, o prefeito de Ibaiti, Roque Fadel, disse que a prefeitura colaborou na infra-estrutura da montadora. ''Os ibaitienses estão orgulhosos. Temos a única montadora do interior do Estado do Paraná'', afirmou.