Imagem ilustrativa da imagem Masterplan é entregue à prefeitura com ações para os próximos 19 anos

A empresa Macroplan entregou, nesta sexta-feira (10), o MasterPlan Londrina 100 anos, o planejamento estratégico que prevê ações pensadas para que o município se torne mais inovador, mais sustentável e com maior qualidade de vida ao longo dos próximos 19 anos. O trabalho de elaboração levou 13 meses, a prefeitura fez um investimento de R$ 1,23 milhão, houve a participação de quase mil londrinenses e o resultado foi apresentado a lideranças políticas e empresariais.

Por meio de entrevistas, reuniões, pesquisas e oficinas de trabalho, os cidadãos puderam expressar seus anseios e expor ideias que, acreditam, farão com que Londrina chegue em 2040, quando completará 100 anos, mais fortalecida econômica, social e ambientalmente. Um dos objetivos traçados para o futuro é colocar o município na lista das dez cidades mais inovadoras do país.

Para chegar até lá, foram elencados 30 desafios nas mais diversas áreas e para superá-los, elegeu-se uma lista com 79 projetos. Alguns já estavam em andamento ou estão em vias de acontecer e acabaram incorporados ao MasterPlan enquanto outros surgiram durante o processo de elaboração do plano. Entre as dez prioridades destacadas, estão a transformação de Londrina em uma cidade inteligente, o plano de industrialização, a criação de uma agência de desenvolvimento, o fortalecimento das estratégias de saúde da família e a revitalização e proteção das áreas verdes.

“Até aqui, foi o planejamento. A partir de agora, será a execução”, disse o consultor sênior da Macroplan, Rodrigo Souza. Para gerenciar o MasterPlan, explicou ele, é preciso que exista governança e ela será feita por três grandes partes: um plenário formado por entidades e poder público que irá deliberar, decidir e avaliar as ações; um comitê técnico e equipe executiva, encarregados de assessorar, articular e monitorar os trabalhos; e um grupo de trabalho, responsável pela parte operacional e implementação do plano. Todo o material está disponível a qualquer cidadão no site www.2040.londrina.pr.gov.br. “Da mesma forma que os pioneiros que chegaram aqui há 90 anos tiveram que desbravar essas terras, a gente precisa de novos pioneiros para levar Londrina a um novo patamar”, comparou Souza.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que o maior desafio após a entrega do MasterPlan será garantir a sua implementação, mas ressaltou que a entrega foi feita à sociedade e é ela quem deverá zelar pelo cumprimento das metas estabelecidas. "É claro que os próximos prefeitos poderão mudar, não tem como garantir isso. Mas o guardião não vai ser o poder público, que fez o plano no sentido de arcar com os custos e fazer licitação. O guardião será a sociedade e as instituições. Com o planejamento técnico construído, tenho certeza de que, independente de quem for prefeito, vai ter muita dificuldade para mudar os encaminhamentos ali estabelecidos."

O presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan, não acredita que o sucesso na execução de um planejamento a longo prazo como o MasterPlan possa ser prejudicado por situações impossíveis de serem previstas com 20 anos de antecedência. "São projetos estruturais que independem de fatores externos. Temos que pensar, realmente, a longo prazo. Um planejamento para a industrialização, um planejamento para a educação, um planejamento para a segurança. Tudo isso temos que pensar a pequeno, médio e longo prazo. Para que isso aconteça, vai ter uma governança. Não vai ser algo da prefeitura, da política, mas das entidades civis organizadas e que o poder público irá participar para ajudar a executar."

"O que queremos enquanto população e enquanto setor produtivo está aqui, no MasterPlan, que vai fazer com que em 2040 a gente olhe para a cidade de Londrina e veja que foi vencedora. A população foi ouvida e as entidades foram ouvidas", destacou a presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Marcia Manfrin.