O planejamento estratégico de Londrina, o MasterPlan, recebeu mais de 700 contribuições de oficinas de trabalho com 14 governanças da cidade, pesquisa com servidores públicos e a partir do site do projeto. Além disso, foram coletadas ideias de 170 projetos já em andamento na prefeitura, 628 solicitações do processo de construção do PPA (Plano Plurianual) 2022-2025 e 250 estratégias do Plano Diretor atualmente em discussão. O MasterPlan está sendo elaborado pela MacroPlan, empresa contratada para realizar o estudo.

Imagem ilustrativa da imagem MasterPlan de Londrina recebeu cerca de 700 contribuições até o momento
| Foto: Roberto Custódio

Um novo bloco do estudo foi iniciado esta semana com a realização de seis oficinas de trabalho com 70 pessoas do setor público, da iniciativa privada e da sociedade organizada para elaboração de projetos estratégicos para o município alinhados com a visão de futuro desejada pelos londrinenses para 2040: uma Londrina inovadora, sustentável e com qualidade de vida.

Dentre as contribuições recebidas, está a de um Festival Internacional de Inovação em Londrina, de implantação de uma rede intermodal de transporte coletivo e de um corredor cultural e histórico no centro da cidade, da construção de parques lineares na cidade, de uma espécie de complexo aeroportuário ao redor do Aeroporto de Londrina e de áreas industriais no município.

Mas o consultor associado da MacroPlan, Rodrigo Souza, ressalta que todas essas ideias ainda precisam ser avaliadas para se tornarem projetos efetivamente. "Ainda precisam passar por uma análise para saber se são viáveis, se tem o dinheiro, quem é que vai participar e etc. Ainda tem muito trabalho pela frente, mas esse trabalho começa com uma lista de projetos possíveis."

Segundo Souza, o critério de seleção dos projetos será a sua contribuição de forma estrutural e direta à visão de futuro de Londrina. Ele lembra, por outro lado, que esses projetos precisam ser "oxigenados" ao longo do tempo. "Algumas prioridades mudam, então você precisa também oxigenar essa lista de projetos sempre que necessário. A visão de futuro, os grandes objetivos permanecem os mesmos ao longo dos vinte anos, mas os projetos vão mudando conforme a prioridade a e necessidade."

Para a presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), o grande mérito do MasterPlan é indicar os pontos estratégicos para o desenvolvimento da cidade, definidos em trabalho conjunto com a população. "É a diretriz de foco de desenvolvimento para os próximos 20 anos da cidade de Londrina, e isso que é o mais importante, o mais interessante: saber que os pontos de estratégias para o desenvolvimento da cidade estão pontuados para que a partir daí a governança passe a cobrar das lideranças do município o foco nesse desenvolvimento."

A previsão é que o MasterPlan fique pronto no final de novembro, e segundo o presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan, será executado à risca, e de imediato. "A partir do momento em que ele ficar pronto e for entregue para a gente, ele já vai ser pensado em ser executado. De imediato, vamos criar todas as estratégias, sentar com todas as secretarias, com todos os as pessoas envolvidas e atores necessários para que a gente já coloque em execução o planejamento estratégico."
O documento do MasterPlan está disponível no site https://www.2040.londrina.pr.gov.br/post/planejando-juntos-o-futuro-de-londrina, aberto para sugestões da população até o dia 31 de agosto. As contribuições podem ser feitas pelo endereço do projeto: www.2040.londrina.pr.gov.br.