O consultor Luiz Marins Filho, faz hoje a palestra de abertura do 2º Seminário Paranaense de Empreendedores e Jovens Empresários, que começa às 19h30 no Teatro Marista, em Maringá. Ele vai falar sobre a globalização, tema central do evento que terá ainda uma feira de estágios e reunião de jovens empresários.
Os organizadores aguardam 800 participantes entre dirigentes empresariais e acadêmicos de cursos ligados à área. ‘‘Queremos despertar os jovens para os desafios do mundo globalizado e a importância da formação de novos empreendedores’’, diz Luiz Fernando Ferraz, presidente do Conselho do Jovem Empresário de Maringá (Copejem).
Amanhã o seminário começa com palestra da cineasta Tizuka Yamazaki, a partir das 8 horas. Ela vai falar sobre a importância do audiovisual na era da globalização. Ainda pela manhã palestra sobre ‘‘Oportunidade de novos negócios’’, com dos setores de serviços, agroindústria, comércio e comunicação, com participação do diretor da Folha de Londrina/Folha do Paraná, João Antonio Vieira Filho. Após o almoço o consultor Waldez Luiz Ludwig, fala sobre a ‘‘empregabilidade e a transformação do trabalho’’.
A partir das 15 horas começa a programação paralela do seminário, com a Feira de Estágios e a reunião dos jovens empresários. A idéia da feira, explica Ferraz, é atrair acadêmicos para novas oportunidades e também para o debate em torno de uma mudança no currículo de alguns cursos. ‘‘Queremos que as faculdades formem empreendedores e não trabalhadores em busca de empregos’’, resume Ferraz.
A palestra de encerramento, a partir das 20 horas, será do alpinista Waldemar Niclevicz, primeiro brasileiro a escalar o Everest e outras montanhas consideradas desafios. Ele vai falar sobre ‘‘planejamento estratégico, gerenciamento de risco e espírito de equipe’’.Arquivo FolhaArte e economiaTizuka Yamazaki, cineasta, vai falar amanhã durante o encontro em Maringá sobre a importância do audiovisual na era da globalizaçãoMarcos Zanatta