Maringá terá distribuidora da Garoto
Marcos Zanatta
De Maringá
A fábrica de chocolates Garoto, em Vila Velha (ES), anunciou ontem a instalação de uma distribuidora em Maringá, que vai atender 13,5 mil pontos de vendas em 195 municípios do Estado. A distribuidora, montada em parceria com uma empresa local, vai mudar a forma de comercialização da indústria. Até o ano passado, explica o diretor comercial Ubiracy Fonseca (foto), os produtos Garoto eram colocados no mercado através de distribuidoras e revendas. Com a nova estratégia a indústria se une a uma empresa regional, fazendo a venda direta aos varejistas. Sem o intermediário estamos conseguindo uma economia de 20% no valor final, diz.
A nova modalidade de vendas, iniciada em março do ano passado, garantiu também um crescimento de 10% nas vendas da indústria. Hoje a Garoto tem, segundo Fonseca, cerca de 30% do mercado nacional, que é de 240 mil toneladas. A empresa é também a maior exportadora de chocolate do Brasil, com 7,6 mil toneladas para 40 países. Onde estamos instalando unidades de comercialização as vendas têm crescido, e apostamos isso no Paraná.
A unidade de Maringá é a 20ª distribuidora instalada pela indústria, vai gerar 38 empregos de imediato e 60 até o final do ano. A meta é vender entre 40 a 50 toneladas ao mês, atendendo desde os grandes mercados até o pequeno varejo.





