Em Maringá (Região Noroeste) deverão ser abertas até mil vagas de emprego temporário no comércio. O levantamento foi feito pela Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá. Além da oferta de trabalho temporário, a Acim aposta em vendas entre 10% e 12% maiores do que as registradas no ano passado. A estimativa é baseada na pesquisa mensal da entidade que mede o Índice de Confiança do Consumidor.
Segundo o presidente da Acim, Carlos Tavares Cardoso, a estimativa da oferta de empregos temporários foi baseada no histórico dos últimos três anos, quando foram contratados entre 600 e 700 trabalhadores. Esse número representa entre 5% e 6% do total de comerciários do município. ''Apostamos no aumento de vendas devido ao crescimento da renda do trabalhador e da oferta de empregos. Acreditamos que a construção civil vai empregar bastante gente neste último trimestre'', afirma.
Em Cambé (13 km a oeste de Londrina) a oferta de empregos temporários também deverá ser 10% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. ''O nosso comércio está atrelado ao de Londrina e segue os mesmo padrões'', diz Luiz Carlos Buranello, gerente-executivo da Associação Comercial e Industrial de Cambé (Acic). (F.M.)

mockup