Estão abertas as inscrições para o Ideathon do Comércio, uma maratona de ideias para desenvolver o comércio varejista de Londrina e região por meio da tecnologia e inovação. O evento será realizado na sede do Sincoval, que fica na Rua Governador Parigot de Souza, n° 220, Jardim Petrópolis, de 1º a 3 de setembro. A participação é gratuita, mas limitada a 50 vagas. As inscrições podem ser feitas no link: https://tinyurl.com/ycspmc2s.

Por meio de metodologia específica, que prevê a abordagem de temas como modelagem de negócios, validação e prototipação, os três dias de evento oferecerão um ambiente propício para a criação e desenvolvimento de ideias que resultem em projetos e planos de ação para atender o comércio varejista. Além disso, os participantes contarão com o apoio de mentores do Ecossistema Inovação de Londrina.

A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, explica que, após a maratona, que terminará com a seleção das três melhores propostas, será aberta uma trilha de pré-incubação, que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das ideias que surgirem no evento, para que as equipes deem continuidade ao trabalho e possam constituir empresas capazes de atender demandas do comércio.

“A principal proposta é investir no surgimento de empresas que olhem para desenvolvimento do comércio e que tenham condições de atender suas demandas, oferecendo serviços diferenciados e inovadores para o setor. O Sebrae, com o apoio da sua rede de parceiros, vai ajudar a modelar essas ideias para o mercado”, explica.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Ovhanes Gava, destaca a importância do evento para contribuir com um novo caminho a ser percorrido pelo comércio varejista, o da tecnologia e da inovação. Para ele, é necessário, além de prospectar novas ideias e soluções, os empresários estarem receptivos às mudanças, especialmente aqueles que estão à frente dos pequenos negócios.

“O empresário precisa ter ciência de que o presencial não vai acabar, mas o digital está evoluindo muito rapidamente. Precisamos fazer com que ele se habilite ao digital. Muita gente ainda precisa aprender o básico”, argumenta.

O comerciante e vice-presidente do Comércio InFoco, a governança do comércio de Londrina, Samir Nasser, acredita no fomento ao desenvolvimento de soluções inteligentes, práticas e acessíveis aos comerciantes. Na avaliação dele, a principal demanda do setor hoje é trazer o cliente para o centro e, para isso, é necessário ter acesso a uma série de informações sobre o perfil de compra, a frequência nas lojas, gostos pessoais, ou seja, dados que podem ser levantados com o apoio de tecnologias.

“A nossa maior dificuldade para inovar é o custo da Inteligência Artificial. Com a popularização dessa tecnologia, penso que podemos usar ferramentas existentes, agrupá-las num hub e tentar extrair soluções a um custo mais baixo. Dessa maratona podem sair muitas ideias que não necessariamente são tecnológicas, mas inovações que podem contribuir com o varejo”, aponta.

O primeiro Ideathon do Comércio de Londrina é uma realização do Comércio InFoco, Centro de Inovação do Comércio, Sebrae/PR e governança das Instituições de Ensino Superior (IES) de Londrina.