Um estudo feito pelo IBM (Institute for Business Value) em agosto deste ano, realizou uma pesquisa com 14.500 adultos no Brasil e com mais sete países, para saber as principais preocupações dos consumidores e trabalhadores com relação à família e ao trabalho no pós pandemia do coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 50% dos brasileiros desejam manter home office após pandemia
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Carlos Capps líder das indústrias de Consumo, Saúde e Life Science para IBM Services na América Latina, comenta que as empresas brasileiras devem estar preparadas para ter uma comunicação clara e entender as novas necessidades e preocupações dos funcionários em relação ao home office e ao retorno ao local de trabalho.

De acordo com a pesquisa 52% desejam continuar trabalhando exclusivamente em casa ou com idas ocasionais ao local de trabalho; 25% querem voltar, mas ainda desejam poder trabalhar de casa ocasionalmente. Apenas 10% querem voltar a trabalhar todos os dias no escritório.

As opiniões de diferentes gerações

Em todo o mundo, as opiniões dos consumidores sobre o impacto da pandemia variam de acordo com a faixa etária.

• 69% dos millennials (idades entre 25-39) estão preocupados com sua segurança no emprego e 60% disseram que a pandemia afetou sua saúde mental, uma porcentagem mais alta do que todas as outras faixas etárias.

• Os baby boomers (com idades entre 55 e 70 anos ou mais) são os mais pessimistas sobre a recuperação econômica, com sete em cada dez relatando que acreditam que a economia de seu país continuará a sofrer uma desaceleração ou declínio significativo.

• A geração Z (idades entre 18 e 24 anos) é a mais otimista em relação à economia, com mais da metade afirmando acreditar que a economia se recuperará ao estado anterior à COVID-19 nos próximos meses.