A sétima edição do LiDERE, encontro empresarial realizado pela ACIL, em parceria com Sebrae e Estação 43, terminou nesta quinta-feira (19) batendo recorde de público presencial, contando com 1.336 inscritos participando da série de eventos e palestras no Espaço Villa Planalto, em Londrina. O desfecho veio com uma novidade: o LiDERE vai subir de patamar, ganhando um novo formato para sua 8ª edição, no ano que vem: “Em outubro de 2024 teremos o LiDERE EXPO NEGÓCIOS. Será um novo LiDERE, maior e mais dinâmico. Esta é a nossa surpresa para o público e para os 90 anos de Londrina”, revelou Angelo Pamplona, presidente da ACIL.

Ao todo, foram 26 palestras e painéis, 6 rodadas de negócios Business Talks e um Investing Day, aproximando investidores e startups, além de cafés, almoços, brindes, experiências e quitutes espalhados por todo o espaço de convivência, propício para o networking e integrado com os estandes. O clima foi descontraído, com muito bate-papo. O happy hour, na quarta (18), contou com a banda Bona Trio, que levantou o público e convidou para dançar.

Engajamento

Logo na abertura, a Inteligência Artificial Lídia, criada por Gustavo Melles, surpreendeu ao dar as boas vindas para o público. Lídia interagiu com a mestre de cerimônias, a jornalista Claudia Lima. Mas a apresentação das palestras também contou com os diretores da ACIL que integram o Comitê de organização do evento, trazendo dinâmica para os palcos principais.

O Espaço Sebrae também chamou a atenção com palestras lotadas, transmitidas por fones de ouvido, garantindo mais conforto para o público. O mesmo recurso foi utilizado nos palcos principais, em momentos de palestras simultâneas. Bastava mudar o canal do fone para trocar de palestra.

Força motivacional

“Para mim, foi uma surpresa ver o LiDERE e o trabalho da ACIL, super focado e moderno. É um público muito preparado”, destacou Roberto Shinyashiki, psiquiatra e autor de vários best-sellers, cuja palestra de encerramento levantou o público ao incentivar a paixão como força motivacional.

Sabrina Zaremba, head de desenvolvimento de negócios do LinkedIn, veio a Londrina pela primeira vez para participar do LiDERE e celebrar uma parceria com a startup londrinense Yazo e a plataforma Sympla: “É a primeira vez que venho ao evento, é minha primeira vez em Londrina. Estou muito grata pelo convite, é super importante estar aqui por dois motivos. Primeiro, pela aproximação com os grandes empreendedores e o ecossistema de startups. Segundo, pelo lançamento do projeto que a gente está fazendo em parceria com a Yazo, para se aproximar dos eventos corporativos”, revelou.

Conexões

Outra apresentação que se destacou foi a de Juliano Turbino, da TOTVS e da RD Station, que exaltou o caráter interativo: “Um evento como o LiDERE é uma oportunidade muito bacana para conexões. Toda vez que a gente consegue unir pessoas para discutir sobre temas que estão ligados ao crescimento das empresas, o resultado é positivo. É uma oportunidade para escutar, falar e refletir sobre o que outras pessoas estão fazendo, e comparar com os seus desafios e vantagens. A gente vive em um mundo com tantos estímulos, tanta informação e tantas formas de aprendizado que as conexões físicas, em que a gente consegue juntar empresas grandes, pequenas e médias com diferentes disciplinas, são sempre muito positivas”.

Parceiro do LiDERE desde a primeira edição, em 2017, o Sebrae também faz uma avaliação positiva: “A gente vem participando dessa construção de um evento que é um meio para dar oportunidade para que lideranças empresariais possam se aproximar e fazer conexões que geram negócios, parcerias e novas empresas. Temos um carinho muito grande para podermos fazer esse desenho dos conteúdos e, ao mesmo tempo, contribuir com o processo de integração dos empresários e das outras instituições”, esclarece Fabrício Bianchi, do Sebrae.

Pela primeira vez como co-realizadora do LiDERE, a governança Estação 43 também contribuiu de forma decisiva para a realização do evento: “A ACIL é uma entidade forte da nossa cidade, focada no empreendedorismo e na inovação. A Estação 43 foi recém-lançada neste ano, então é uma grande satisfação, sendo representante do Ecossistema de Inovação de Londrina, estar presente como co-realizadora do LiDERE 2023”, destacou Lucio Kamiji, presidente da Estação 43.

Outras cidades

Entre os 1.336 inscritos, estavam pessoas de Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Bauru, Cafeara, Cambira, Carapicuíba, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Garça, Jacarezinho, Jaguapitã, Lins, Mandaguari, Maringá, Ponta Grossa, Primeiro de Maio, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo e Sertanópolis.

Saiba mais sobre o LiDERE 2023 em www.acil.com.br e www.lidereacil.com.br.