Mais 84 bovinos serão sacrificados hoje
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de março de 2006
Fernanda Mazzini<br>Reportagem Local 
O sacrifício sanitário do rebanho paranaense considerado foco de febre aftosa será retomado hoje na Fazenda Flor do Café, em Bela Vista do Paraíso (40 km ao norte de Londrina). Na propriedade, 84 bovinos serão abatidos, dos quais dois serão submetidos à necropsia. Se chover muito na região os trabalhos podem ser adiados. Ontem foram finalizados os sacrifícios na Fazenda Cesumar, em Maringá, com o sacrifício de cinco cabeças que serão necropsiadas.
Os proprietários da Cesumar receberão R$ 89.664,00 de indenização pelo sacrifício de 144 animais. Na quarta-feira, foram mortos 143 bovinos, mas uma novilha já tinha sido abatida em novembro para realização da necropsia, exame que não confirmou a infecção da doença naquela época. O abate de 369 cabeças da Cesumar e da Pedra Preta ocorreu na quarta-feira, ficando para ontem apenas os cinco animais que serão submetidos aos exames.
A coleta dos materiais está sendo feita por uma comissão de veterinários formada por membros indicados pelos pecuaristas, pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A técnica uruguaia Rossana Alende, do Centro Pan-americano de Febre Aftosa (Panaftosa) também está acompanhando os trabalhos. As vísceras retiradas dos bovinos estão armazenadas no núcleo da Seab de Londrina.
Parte dos materiais será encaminhada ao laboratório do Panaftosa, no Rio de Janeiro, a cada 48 horas. A outra parte ficará congelada e será encaminhada somente no final dos trabalhos. Os exames poderão provar se o rebanho paranaense foi efetivamente contaminado pelo vírus da aftosa. Sete fazendas são consideradas focos de aftosa no Paraná: Flor do Café (Bela Vista), Cesumar e Pedra Preta (Maringá), Cachoeira (São Sebastião da Amoreira), Santa Izabel (Grandes Rios), Alto Alegre e São Paulo (Loanda). Mais de 6 mil bovinos serão mortos.
Cronograma - Amanhã, o sacrifício sanitário será realizado na Fazenda Santa Izabel, em Grandes Rios (110 km ao sul de Apucarana). Na propriedade, serão abatidos 39 animais, dos quais somente um será submetido à necropsia. O abate na Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira (47 km ao sul de Cornélio Procópio), ainda não tem data marcada. As duas valas - necessárias para enterrar 1.795 bovinos - já estão prontas e cobertas com a manta texturizada (exigência do Instituto Ambiental do Paraná - IAP - para proteger o lençol freático de contaminações). O sacrifício nas fazendas de Loanda também não foram marcados.


