Maioria dos lojistas avalia como positivas as vendas de Natal, diz pesquisa
Levantamento da Acil mostra que as vendas de 51,9% dos comerciantes londrinenses superaram os resultados de 2019 e 69,4% estão otimistas para 2021
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de janeiro de 2021
Levantamento da Acil mostra que as vendas de 51,9% dos comerciantes londrinenses superaram os resultados de 2019 e 69,4% estão otimistas para 2021
Reportagem local 
As vendas do último Natal no comércio londrinense superaram os resultados de 2019. Essa foi a avaliação de 51,9% dos comerciantes ouvidos em uma pesquisa encomendada pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e divulgada nesta quinta-feira (7). Apesar da pandemia do novo coronavírus, a maioria dos lojistas avaliou como positivas as vendas de final de ano. Para 48,1% deles, no entanto, as vendas ficaram abaixo do último Natal.
Entre os comerciantes que participaram do levantamento, 55,5% classificaram como ótimas ou boas as vendas natalinas, enquanto 33,3% avaliaram como regular e 11,2% disseram que as vendas foram ruins ou péssimas. A pesquisa aconteceu entre os dias 28 de dezembro e 5 de janeiro e 108 lojistas foram ouvidos pela Litz Estratégia e Marketing, contratada pela Acil para conduzir o estudo. A técnica de amostragem foi a probabilística.
O tíquete médio gasto por presente foi de R$ 137 e os segmentos com maiores tíquetes foram móveis e ótica. Em relação aos segmentos que projetaram melhores vendas no Natal, a pesquisa destacou confecção (53,6%), calçados (50%), ótica (45,5%) e móveis (25%).
“O ano foi muito difícil para o comércio local, que acabou também disputando espaço com grandes marketplaces nacionais, e não podemos deixar de considerar o significativo aumento do número de casos de Covid-19 no mês de dezembro, o que assustou e afastou muitos consumidores das ruas. Mas para um ano tão atípico como foi 2020, o fato de tantos empresários terem sinalizado positivamente sobre suas vendas, já desperta uma grande luz de esperança para a retomada de nossa economia e nosso comércio que sempre foi tão pujante”, ressalta o presidente da Acil, Fernando Moraes.
Os cuidados com a pandemia também acarretaram algumas mudanças no comportamento do consumidor, que gerou um consumo mais localizado. Do total de entrevistados, 65,5% adquiriram presentes em lojas de bairros.
O parcelamento no cartão de crédito foi a principal forma de pagamento utilizada pelos consumidores, responsável, em média, por 55,7% das vendas realizadas. Na sequência, estão o pagamento por boleto (43,6%), crediário (30,8%), à vista no cartão de crédito (24,9%), à vista em dinheiro ou cheque (23%), cartão de débito (22,8%), parcelamento em cheque (20,8%) e outros (12%). Para os compradores que optaram pelo parcelamento, no cartão de crédito ou cheque, a média foi de cinco prestações.
O levantamento destacou ainda que 60,2% dos empresários realizaram algum tipo de anúncio, sendo os meios digitais os mais utilizados – Instagram (53,8%) e Facebook (47,7%).
Expectativas
Um possível aquecimento nas vendas do comércio de Londrina pode ocorrer já neste mês de janeiro, visto que 59,3% dos empresários responderam que pretendem realizar liquidação nesse período.
Quanto às expectativas para 2021, 69,4% dos gestores esperam um ano melhor, enquanto 24% aguardam um ano semelhante para a empresa e 6,5% dos entrevistados acreditam que o cenário deve piorar.
O levantamento também buscou saber com os lojistas quando eles acreditam que suas receitas recuperarão o patamar que tinham no período pré-covid. A maioria dos entrevistados acredita que será possível recuperar a receita no segundo semestre deste ano (46,2%). Na sequência, vêm o primeiro semestre de 2022 (26,9%), o primeiro semestre de 2021 (11,5%), o segundo semestre de 2022 (7,7%) e, por último, o ano de 2023 (7,7%).


