Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se transformou ontem em garoto-propaganda da General Motors (GM) do Brasil, ao ajudar a promover o novo modelo da Chevrolet, o Astra Multipower 2.0 Sedã, carro produzido para rodar com combustíveis álcool, gasolina e gás natural veicular (GNV). ''Comprem o carro, porque vale a pena'', disse Lula dirigindo-se a jornalistas, após ver de perto o veículo.
Presente à cerimônia, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, adiantou que o carro poderá ser exportado e que o governo estuda a possibilidade de conceder benefícios fiscais ao setor de automóveis para a produção dos ''multicombustíveis''.
O carro ficou estacionado no pátio lateral do Palácio do Planalto para que ele pudesse ver o novo modelo, a ser lançado oficialmente no próximo dia 25. Furlan disse que a exploração da imagem de Lula para promover um produto de uma empresa privada é uma boa estratégia para estimular cada vez mais as exportações. Segundo ele, não há qualquer constrangimento em se utilizar a imagem de Lula em lançamento comercial.
''O presidente vai estar em tudo que puder ajudar as vendas de produtos e tecnologia brasileira, independentemente da origem da companhia. Aquilo que é produzido no Brasil deve ser orgulho de todos, independente de ser do Corinthians, do Palmeiras, do Vasco ou do Flamengo'', afirmou Furlan. Estavam presentes vários representantes da empresa, entre eles o presidente da GM do Brasil, Ray Young, o vice-presidente, José Carlos Pinheiro Neto, e o diretor de Assuntos Institucionais, Luiz Moan.
Se comportando como garoto-propaganda da empresa, o presidente decidiu entrar no carro para testá-lo, dando a partida no motor. Acelerou algumas vezes para analisar a potência do Astra Multipower. A cada acelerada, o presidente dirigia-se aos jornalistas que acompanhavam a movimentação. Sentado no banco do carona, estava o diretor de Assuntos Institucionais, que deu as orientações ao presidente sobre o sistema do carro.
''Já percebi a mudança. Vou colocar gás agora'', disse Lula aos jornalistas, acelerando novamente o motor. Bem-humorados, ele e Furlan se empolgaram e, como numa brincadeira, dispararam a buzina do carro por algumas vezes.
Para Furlan, a GM do Brasil está desenvolvendo uma tecnologia ''extraordinária''. ''Já temos a perspectiva de utilização de quatro combustíveis'', afirmou o ministro.
Segundo o presidente da empresa, a iniciativa para que a apresentação do carro fosse feita no Planalto partiu do próprio Lula. O diretor de Assuntos Institucionais da GM contou que o presidente, ao testar o veículo, ficou impressionado com a tecnologia usada pela empresa.

mockup