Lula diz que não faltará dinheiro à infra-estrutura
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 30 de agosto de 2004
Elaine Cotta<br> Agência Folha 
Piracicaba - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem que ''o setor produtivo pode ficar tranquilo porque não faltará dinheiro para a realização de investimentos para o setor de infra-estrutura''.
A declaração foi feita em resposta ao presidente da Caterpillar do Brasil (produtora de máquinas agrícolas), Wiliam Hormer, que cobrou, ao inaugurar a festa de 50 anos da empresa, a redução da carga tributária para que o País tenha condições de continuar crescendo. ''Os desafios à competitividade são as dificuldades logísticas e a falta de infra-estrutura, além da alta carga tributária que impacta nos custos de produção'', disse Hormer na ocasião.
Lula que encerrou a cerimônia, falou de improviso após discurso de quase 20 minutos. Prometeu que, ''se depender dos governos para se ter dinheiro para infra-estrutura, os empresários não tem com o que se preocupar''. ''Se depender de hidrelétrica, ferrovia e de porto, voltaremos a ter muito mais competitividade'', afirmou.
A falta de investimentos para o setor tem sido recorrente alvo de crítica das empresas ao governo e provocado gargalos às exportações brasileiras. Uma das alternativas apresentada pelo governo é o projeto das Parceria Público-Privada (PPPs), emperrado no Congresso. Após a cerimônia, Lula seguiu para São Paulo, onde participaria à noite do jantar de premiação da revista ''Carta Capital'', na Federação do Comércio do Estado de São Paulo.


