Lotéricas só suspendem na terça serviço bancário
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de setembro de 2001
Agência Estado 
A Caixa Econômica Federal só deverá interromper na terça-feira os serviços de saque e depósito em poupança e conta corrente, além do pagamento de pensões, nas agências lotéricas de todo País. A medida atende a uma liminar concedida pela 6Vara Federal de Porto Alegre ao Ministério Público Federal (MPF). O superintendente nacional de loterias da Caixa, Marco Aurélio Lopes, afirmou que cerca de 122 mil aposentados e pensionistas em todos os Estados serão prejudicados, pois terão de ir aos bancos para receber suas pensões.
Na segunda-feira, ao mesmo tempo em que providenciará o desligamento do sistema de informática que propicia esses serviços, a direção da Caixa vai entrar com um recurso no Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul para tentar derrubar a liminar. O departamento jurídico da instituição, que recebeu no final da tarde da quinta-feira a notificação judicial, vai passar o fim de semana estudando o assunto.
No entender da direção da Caixa, o argumento de que falta segurança para as lotéricas não é suficiente para justificar a interrupção dos serviços. ''Não se pode sitiar a população, retirando serviços para facilitar seu dia-a-dia''. disse Lopes. ''Além disso, foram fatalidades os incidentes que ocorreram nas lotéricas'', afirmou, referindo-se a três assassinatos (dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul) de funcionários dessas agências. Ele explica que desde que as lotéricas passaram a exercer atividades bancárias foram adotadas várias providências de segurança. ''Além de um seguro multirisco, cada lotérica tem medidas de caráter operacional, que não podemos divulgar'', afirmou o superintendente. A receita dos pequenos empresários também foi aumentada, segundo Lopes, para que os investimentos próprios em segurança fossem incrementados.
As 8.500 lojas de loteria realizaram, entre janeiro e julho desse ano, 387,8 milhões de operações como o recebimento de contas e impostos, saques de poupança e conta corrente e o pagamento de benefícios como as aposentadorias do INSS e a Bolsa-Escola. O volume é 29,3% maior do que o verificado entre janeiro e julho do ano passado. As lotéricas atendem ainda 281 municípios que não têm qualquer agência bancária.
A Caixa diz que vai investir R$ 81 milhões em mecanismos para aumentar a segurança das lotéricas. Esse mês começam a operar, em cada Estado, um subcomitê de Prevenção e Segurança, que receberá verba proporcional à arrecadação da loteria no Estado.


