As agências lotéricas do Paraná reabriam suas portas nesta segunda-feira (30), cumprindo a determinação federal. Em Londrina, a prefeitura também recomendou a reabertura depois de ponderações do comitê técnico que analisa o comportamento do coronavírus na cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Lotéricas de Londrina abrem as portas com horário reduzido
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A compreensão é de que o setor cumpre importante função em conjunto com o serviço bancário, como pagamentos de aposentadorias e benefícios sociais, saques bancários e recebimento de contas. O aumento da rede bancária pode evitar maiores deslocamentos da população e possibilidade de reduzir aglomerações, principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) no combate à Covid-19.

Segundo o presidente do Sinlopar (Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná), Aldemar Mascarenhas, que tem uma agência lotérica em Londrina, cerca de 90% das agências já voltaram a funcionar. “Está tudo funcionando tranquilamente. Nossos funcionários estão protegidos com luvas e máscaras. A recomendação é que as pessoas entrem individualmente nas lojas e mantenham a distância determinada”, explicou Mascarenhas.

As determinações que limitam o atendimento das loterias são as mesmas que valem para as agências bancárias. Por isso, o funcionamento foi reduzido das 10h às 17h. Os locais ainda devem oferecer álcool gel para assepsia das mãos dos clientes. “Neste primeiro momento, a maior parte dos atendimentos tem sido de demandas bancárias”, apontou o empresário.