Londrinenses podem negociar pela internet seus débitos no Profis 2019
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019
Reportagem Local 
O contribuinte londrinense já pode fazer pela internet sua adesão ao Profis (Programa de Regularização Fiscal) 2019, para negociar seus débitos fiscais junto à Prefeitura, utilizando o SEI (Sistema Eletrônico de Informações). O decreto que implanta o serviço on-line, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati, foi publicado nesta quarta-feira (6) no Jornal Oficial do Município, edição 3.716.
Para usar o serviço, é necessário que o contribuinte seja cadastrado e credenciado a esta plataforma como usuário externo (ver o passo a passo abaixo). Poderão ser negociados em ambiente on-line, inclusive por celular, débitos como IPTU, ITBI, ISS, taxas e outros débitos não tributários como, por exemplo, multas de capina, contratos, entre outros.
De acordo com o diretor de Gestão de Cadastro da Secretaria Municipal de Fazenda, Fábio Tanno, a inclusão do Profis no Sistema SEI, que já disponibiliza acesso a vários outros serviços municipais, é uma novidade que irá facilitar a vida dos contribuintes. "Com o cadastro na plataforma, o usuário pode acessá-la no conforto de sua casa ou em seu local de trabalho, e fazer suas solicitações a qualquer hora do dia, em computador ou smartphone. Isso também ajudará a desafogar o volume de espera na Praça de Atendimento, que fica mais movimentada nesse período do ano com as demandas do Profis", disse.
A Fazenda, em conjunto com a Secretaria de Gestão Pública, está promovendo a capacitação de servidores que farão a análise das solicitações eletrônicas de adesão ao Profis. Na Praça de Atendimento, os contribuintes também serão orientados sobre o novo serviço a partir da semana que vem.
COMO ADERIR
Quem já for cadastrado e credenciado no SEI precisa apenas entrar no sistema com seu login e acessar o tipo processual "SMF - Adesão ao Profis". A partir daí, o usuário solicita sua adesão e a Fazenda analisará os pedidos, resgatando quais são os débitos existentes no nome do contribuinte. Depois, dará as informações necessárias e apresentará as condições de pagamento oferecidas com base na legislação do Profis.
Após o contribuinte formalizar o pedido, a Fazenda enviará um termo de adesão e os boletos bancários referentes à negociação que foi estabelecida, que os usuários poderão pagar em agências bancárias, lotéricas ou por serviço de internet banking.
Para novos usuários, será necessário fazer um cadastro simples como usuário externo do SEI. Basta acessar o site da Prefeitura (www.londrina.pr.gov.br) e clicar, no menu principal localizado do lado direito, no banner "SEI", e depois em "Usuário Externo". Após isso, é só seguir as etapas e preencher com os dados pessoais para realizar o cadastro on-line, onde são registrados o e-mail e a senha pessoal para acesso ao sistema


