Londrinenses criam banco de dados com balanços de 15 mil empresas
PUBLICAÇÃO
domingo, 12 de agosto de 2012
Nelson Bortolin <br> Reportagem Local <br> 
A empresa de tecnologia contábil BrCont, com sede em Londrina, e o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) vão realizar até o fim do mês, em São Paulo, o lançamento nacional do Balancos.com. A ferramenta permite que os usuários conheçam e comparem informações contábeis de mais de 15 mil empresas de todo o País. É possível comparar, por exemplo: balanços patrimoniais, demonstrações de resultado, análise tributária e até o que as empresas concorrentes fizeram com os recursos dos seus caixas.
Segundo o sócio da BrCont, que também é supervisor de Estatística e Inteligência Contábil do IBPT, Othon de Andrade Filho, ao contrário do que possa parecer, somente 5% das empresas brasileiras utilizam a contabilidade para a tomada de decisões. Por causa disso e para aproximar a atividade da vida das pessoas, ele desenvolveu a ferramenta, que está disponível no endereço www.balancos.com .
Através dela, de acordo com Andrade Filho, o empresário consegue visualizar os números de sua empresa confrontados com os de outras de referência ou até concorrentes. ''A ideia é dar parâmetros para que o contador e o empresário identifiquem facilmente os pontos fortes e fracos da empresa'', salienta.
O Balancos.com, que começou a ser desenvolvido em 2008 e está em fase de teste desde maio, permite a pesquisa de empresas por nome, por ramo de atividade ou CNPJ. Segundo o supervisor, já há 1.300 usuários cadastrados.
O banco de dados vem sendo construído por meio de pesquisas em jornais de todo o País, nos quais os balanços e demonstrativos são publicados. Mas toda empresa usuária pode inserir seus dados no Balancos.com, mesmo aquelas não obrigadas por lei a publicá-los. Neste caso, as informações só são divulgadas para os demais usuários se a empresa solicitar.
''Garantimos total sigilo dos dados desses empreendimentos cujos balanços não são públicos'', afirma o supervisor. Ele conta que as informações são utilizadas para a construção de médias do segmento em que a empresa atua. ''Existem atividades que não publicam balanços. É o caso, por exemplo, dos escritórios de advogacia. Mesmo nesses casos é possível'', aponta.
Andrade Filho explica que a ferramenta permite analisar as empresas sob diversos ângulos. Balanços, análise do caixa, vendas, lucro, custos, rentabilidade, endividamento e investimentos são alguns deles. Também pode-se verificar o valor e os prazos de compras, prazos de vendas, de giro de estoque, e o pessoal empregado. É possível ainda checar rankings de empresas por vários critérios.
Outra grande contribuição do site é gerar automaticamente a Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC), exibindo o documento em gráficos e dando apoio para a interpretação de dados.
O Balancos.com pode ser acessado de forma gratuita, com as ferramentas mais simples, ou por meio de dois pacotes pagos. O mais barato custa R$ 15 por mês e o mais caro, R$ 75. A equipe que desenvolveu o site é formada por 30 pessoas, entre elas seis contadores, oito programadores e quatro advogados tributaristas.
A responsabilidade técnica do trabalho é do contador e presidente do IBPT, João Eloi Olenike.


