Conhecido como o dia das ofertas “imperdíveis” no e-commerce de redes de lojas de todo o mundo, a Black Friday também levou consumidores de Londrina às ruas de Londrina em busca de descontos e promoções. O objetivo era aproveitar as ofertas de produtos essenciais do dia a dia, o que foge um pouco do objetivo inicial da Black Friday, criada nos Estados Unidos.

Conforme lembrou o diretor comercial da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Angelo Pamplona, enquanto as principais datas para o comércio varejista - Natal e Dia das Mães - têm como principal apelo o ato de presentear outras pessoas, a Black Friday acaba promovendo a compra de produtos do gosto do próprio consumidor. "É o momento de se 'autopresentear'. E o Natal e dia das Mães não possuem o apelo do desconto, mas de presentear o próximo", lembrou.

Com uma sacola cheia de produtos, a dona de casa Elair Evangelista dos Santos, 50, aproveitou a tarde da última sexta-feira (26) de novembro, quando ocorre a Black Friday em todos os anos, para comprar produtos essenciais, como shampoo e desodorante. Ao mesmo tempo, também adiantou algumas compras de Natal e não deixou de levar para casa um panetone. Ela e a filha calculam que a compra tenha atingido cerca de R$ 200. “Está bem em conta, cuecas, fraldas também. Algumas coisas está valendo a pena. Eu vim ontem (quinta), achei barato e chamei a minha filha”, disse.

A mesma "estratégia" foi adotada pelo casal Erica Zaki e Samuel Ferreira Almeida, que passeava pelo Calçadão com a filha Laura, de 1 ano. Conforme a fisioterapeuta, valeu a pena aproveitar algumas promoções, especialmente para comprar pacotes de fraldas com preços mais convidativos. “Eu vi na internet, viemos dar uma volta e acabamos aproveitando, mas eu sempre comparo os preços das fraldas e sabia que estava mais barato, realmente", disse.

O marido, que é eletricista, também comemorou o desconto. De acordo com ele, um pacote com 60 fraldas saiu por menos de R$ 50. Já o preço "normal" é cerca de R$ 75

Pamplona lembrou que muitos lojistas aproveitaram a data para "queimar" o estoque. “Às vezes, sobra uma quantidade pequena de mercadoria e o lojista acaba fazendo a venda com descontos. Isso é muito bom para ele e o para o consumidor, é um efeito ganha-ganha", definiu, após lembrar que essa é uma das características da Black Friday no Brasil.

Samuel Almeida e Erika Zaki aproveitaram a data para comprar fraldas para a filha Laura
Samuel Almeida e Erika Zaki aproveitaram a data para comprar fraldas para a filha Laura | Foto: Vitor Struck/Grupo FOLHA

Para ele, o país "abrasileirou" a data, uma vez que muitos lojistas e redes acabam estendendo as promoções para um período maior do que 24 horas, como ainda ocorre nos Estados Unidos. "O brasileiro deu um jeitinho dele, demos uma mexida no estilo que os americanos criaram", estimou.

Conforme uma pesquisa realizada pela Acil e Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), o engajamento do setor varejista com a Black Friday foi maior em Londrina na comparação com outros municípios. Por aqui, 78% dos lojistas entrevistados afirmaram que iriam aderir à campanha. Já a expectativa foi de 16% de crescimento nas vendas em relação ao ano passado.

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