LondriNatal espera alavancar vendas de fim de ano no comércio local
Pesquisa encomendada pela Acil e Faciap aponta otimismo dos comerciantes; em Londrina, empresários estão mais animados que o resto do Paraná
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de dezembro de 2021
Pesquisa encomendada pela Acil e Faciap aponta otimismo dos comerciantes; em Londrina, empresários estão mais animados que o resto do Paraná
Rafael Machado - Grupo Folha
O lançamento da campanha LondriNatal, que começa oficialmente nesta segunda-feira (6), pretende pôr em prática o otimismo identificado pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) em uma pesquisa sobre as vendas no fim do ano. Segundo o levantamento, Londrina figura com o índice mais "otimista", com 85%, enquanto a média no restante do Paraná é 75%.
![Imagem ilustrativa da imagem LondriNatal espera alavancar vendas de fim de ano no comércio local](https://www.folhadelondrina.com.br/img/inline/3140000/0x800/LondriNatal-espera-alavancar-vendas-de-fim-de-ano-0314556500202112070833.webp?fallback=https%3A%2F%2Fwww.folhadelondrina.com.br%2Fimg%2Finline%2F3140000%2FLondriNatal-espera-alavancar-vendas-de-fim-de-ano-0314556500202112070833.jpg%3Fxid%3D5539617&xid=5539617)
A consulta foi feita pelo Grupo Datacenso – Pesquisa e Inteligência de Mercado, com margem de erro no geral de 4% e grau de confiança de 95%. "Pedimos que as famílias venham ao centro, que fomentem as lojas locais. Isso aumenta a expectativa de maiores vendas e que a economia seja retomada, ainda mais em tempos de pandemia. Estamos com boas perspectivas. Temos bons indicadores de crescimento, inclusive de superar os anos anteriores", disse a presidente da Acil, Márcia Manfrin.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos comerciantes paranaenses acredita que as vendas serão melhores do que o Natal de 2020. É um quesito que Londrina também supera os outros municípios. Enquanto 88% dos lojistas consultados estão otimistas, a média no Estado gira em torno de 67%.
Para Manfrin, o ânimo dos empresários londrinenses tem relação com a segurança do consumidor. Nesta segunda, foi lançada a Operação Natal pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Viaturas estarão rondando o centro de Londrina e imediações até o horário de fechamento do comércio, que passa a atender até às 22h.
"O cliente fica mais seguro quando vem comprar. Isso ajuda bastante a gente, que sofreu bastante pelas restrições da pandemia. Sempre tomamos cuidado nessa época do ano. Quando estamos fechando, a viatura sempre passa perto. Acredito que este mês será melhor. As coisas estão, mesmo que aos poucos, voltando ao normal", relatou Antônio Verza, gerente de uma loja na área central.
O horário especial de funcionamento do comércio prossegue até o dia 24. Para atrair os compradores, cinco quadras do Calçadão estarão iluminadas durante o LondriNatal. São elas: Prefeito Hugo Cabral com Pernambuco; Pernambuco com Professor João Cândido; Professor João Cândido com avenida São Paulo; São Paulo com avenida Rio de Janeiro e na frente do Teatro Ouro Verde.
![Anúncio assine](/themes/default/assets/img/adAssineDigitalOtimizado.gif)
![banner imoveis](/themes/default/assets/img/banner-imoveis.gif)