Londrina tem o melhor resultado de empregos para o semestre dos últimos quatro anos
Município encerrou primeiros seis meses do ano com saldo positivo de 1.094 vagas, em sétima posição dentre municípios do Estado listados no Caged
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de julho de 2019
Município encerrou primeiros seis meses do ano com saldo positivo de 1.094 vagas, em sétima posição dentre municípios do Estado listados no Caged
Mie Francine Chiba - Grupo Folha 
A cidade de Londrina terminou o primeiro semestre do ano com saldo positivo de 1.094 empregos e crescimento de 0,73% em relação ao mesmo período do ano passado, o melhor resultado para o período em quatro anos. Mas ainda ficou atrás de alguns dos principais municípios do Paraná: Curitiba (12.883), Maringá (3.873), Cascavel (1.988), Pato Branco (1.925), São José dos Pinhais (1.479) e Colombo (1.097). Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e foram divulgados pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira (25).

Em 12 meses, 1.321 vagas foram geradas, com crescimento de 0,89%. Já no mês de junho, Londrina ficou com saldo negativo de 184 empregos. O número representa uma queda de -0,12% em relação ao mês anterior e coloca Londrina na 55ª posição da lista de 60 municípios paranaenses.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, Londrina está recuperando as vagas perdidas ao longo dos anos. “Esse saldo de -184 vagas (no mês de junho), em percentual, é praticamente insignificante. O mais importante é que tivemos o melhor primeiro semestre em quatro anos. Há uma recuperação das vagas perdidas ao longo do tempo.”
Na opinião de Carreri, os números mostram que há evolução no emprego em Londrina. Além disso, há uma expectativa de melhorar o cenário com a geração de vagas com a vinda de empresas como a empresa de alimentos J.Macêdo a Londrina. “Temos um setor de tecnologia avançando, pujante, com duas multinacionais puxando vaga (TCS e Athos).” O secretário ressalta ainda o grande número de startups gerando empregos na cidade.
Conforme os números do Caged, o setor de serviços foi o que mais contratou no primeiro semestre do ano em Londrina (saldo de 1.388). Dos sete setores avaliados, quatro tiveram saldo positivo, e três negativos, sendo que o comércio apresentou o pior desempenho (-320 vagas).
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda esclarece que o número de vagas nos setores de comércio e serviços sempre oscilam, mas sugere que a queda acentuada no setor industrial tenha relação com o cenário macroeconômico. “Quando a economia está em retração, a indústria de cidades não industrializadas sofre muito.”
Paraná
O Paraná encerrou o mês de junho com saldo positivo, de 158 vagas (crescimento de 0,01%). Considerando os primeiros seis meses do ano, o saldo de empregos no Estado foi de 40.022 vagas, o que representa um aumento de 1,54% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 12 meses, o saldo estadual ficou com resultado positivo de 48.709 vagas e incremento de 1,88%.
BRASIL GERA 48,4 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA EM JUNHO
O Brasil gerou 48.436 empregos com carteira assinada em junho, o melhor resultado para o mês desde 2013, quando foram criados 123.836 postos de trabalho, segundo dados do Caged. Ainda assim, o saldo positivo ficou muito abaixo do historicamente registrado em meses de junho até 2013. De 2002 a 2013, por exemplo, a média de criação de empregos com carteira assinada para meses de junho foi de 175,1 mil. Em 2008, registrou-se o pico desse período: o saldo positivo em junho foi de 309 mil.
Os 48,4 mil postos de trabalho gerados em junho ficaram em linha com projeções da consultoria LCA, que previa geração líquida de 49,4 mil empregos. As vagas geradas no mês passado representam um aumento de 30,2% em relação a maio, quando foram criadas 37.188 vagas. Também significam uma recuperação ante junho do ano passado, quando foram eliminados 661 postos de trabalho.
No ano, o saldo está positivo em 408.500, maior que o registrado nos seis primeiros meses de 2018, quando foram gerados 392.461 empregos com carteira assinada. É também o melhor resultado até junho desde 2014 (588.671). Em 12 meses, a criação acumulada é de 524.931 vagas de trabalho, contra 280.093 um ano antes.
Por setores, o de serviços gerou 23.020 empregos. Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca criou 22.702. Já indústria da transformação eliminou 10.988 empregos com carteira em junho, enquanto no comércio foram fechadas 3.007 vagas.(Folhapress)


