Ecossistema de inovação da PUCPR, a Hotmilk será responsável por acelerar as startups de um programa do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), o BRDE Labs. O anúncio foi feito na última quinta-feira (12), durante a formatura das startups do programa Speed Up, da Hotmilk, em Londrina.

“É um programa premium do BRDE e da Hotmilk em nível nacional, e Londrina e Toledo serão dois hubs onde vamos abrigar startups entre fevereiro e novembro do ano que vem”, explica Cristiano Teodoro Russo, coordenador da Hotmilk em Londrina. A chamada para as startups será realizada durante o Show Rural, em Cascavel, em fevereiro de 2020.

Serão selecionadas startups nas fases de produto – que têm MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) – ou de negócios – que já têm produto e faturamento. O foco será dado a negócios das áreas de agro, indústria 4.0 – IoT (Internet das Coisas), tecnologia da informação, energia, educação, saúde, logística e meio ambiente.

As startups selecionadas poderão fazer provas de conceito em cooperativas agrícolas parceiras, e no final receber investimento das próprias cooperativas ou ter acesso a fundos de investimento e linhas de crédito especiais do BRDE.

A ideia é envolver o ecossistema de inovação de Londrina no programa, explica Russo. Segundo ele, o programa vai trazer recursos para o interior. Um dos objetivos do BRDE Labs é justamente desenvolver os ecossistemas locais. “Com certeza o ecossistema local vai beber disso e Londrina terá destaque nacional.”

Formatura

A Hotmilk formou na última quinta-feira (12) três novas startups em Londrina: a plataforma para jogos on-line (e-sports) PVP - Player Vs Player, em fase de ideia; a Financy, plataforma on-line para financiamento de veículos, em fase de produto; e a Hackids, sistema educacional para desenvolvimento das habilidades infantis por meio da tecnologia e da computação física, já em fase de negócio.

PVP, Financy e Hackids são as novas startups formadas pelo programa Speed Up, da Hotmilk
PVP, Financy e Hackids são as novas startups formadas pelo programa Speed Up, da Hotmilk | Foto: Divulgação

Na ocasião, Cristiano Russo também anunciou duas novas parcerias da Hotmilk. Uma é com a AWS (Amazon Web Services), que permitirá que as startups dos programas do ecossistema de inovação tenham acesso a até US$ 5 mil em créditos para uso de produtos da Amazon. A outra parceria é com o grupo de investimento Wave, de Londrina. O grupo se soma à Smart Value, também de Londrina, para o investimento em startups que passam pelos programas da Hotmilk.