Imagem ilustrativa da imagem Londrina sedia uma das cinco academias do Senai no Brasil
| Foto: iStock

O Senai lançou cinco academias no Brasil de segurança cibernética e uma delas está localizada em Londrina. Há também unidades em Brasília, Fortaleza, Vitória e Porto Alegre. “Das cinco, Londrina é a única cidade que não é capital e foi escolhida. Isso se deve ao fato de Londrina ter destaque nacional na área de tecnologia de informação”, enalteceu o coordenador de Educação Profissional e Tecnológica do Senai, Victor André Cunha.

Ele ressaltou que o Senai fez parcerias com empresas como a Cisco, a AWS (Amazon ) e a Rustcon. “A Rustcon fornece o simulador hiper realista; o treinamento acontece como se fosse um ataque real, mas em um ambiente protegido", afirma, explicando que o simulador terá 20 cenários de ataque e defesa.

Como um jogo, há dois times, o azul e o vermelho, em que um atua como o invasor, com jogadas para invadir e paralisar o sistema, bloquear ferramentas e serviços, e o outro faz a defesa. Outra atividade realizada no simulador é o desafio de burlar proteções de um lado e identificar e bloquear ataques do outro, conhecido como CTF (Capture The Flag).

Os cursos que serão ofertados pela unidade de Londrina serão publicados nas páginas do Senai no Facebook, no Instagram e no site a partir do dia 25 de janeiro. “O curso será 100% ao vivo e on-line. Serão ofertados cursos básicos, intermediários e avançados em face do crescimento das redes corporativas em função da pandemia”, destacou Cunha.

Dois dos cursos já foram divulgados: Segurança Cibernética Aplicada à Indústria 4.0 e Simulação hiper-realista de ataques cibernéticos: 40 horas.

SERVIÇO: Mais informações no

https://www.senaipr.org.br/ ou https://www.facebook.com/senailondrina/