| |

Economia 5m de leitura

Londrina registra aumento da inadimplência em fevereiro

Dados do SPC/Acil mostram salto de 4% no número de consumidores que não conseguiram quitar as dívidas

ATUALIZAÇÃO
02 de março de 2023

Reportagem local
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Londrina registra aumento da inadimplência em fevereiro

Os indicadores de inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/Acil), referentes ao mês de fevereiro, mostram um aumento de 4% no número de consumidores que não quitaram suas dívidas em dia e tiveram o nome incluído no cadastro da inadimplência, em comparação com o mesmo mês de 2022. A tendência inverte o cenário observado em janeiro, quando a quantidade de consumidores incluídos na lista de inadimplência apresentou queda de 13% na comparação mês a mês. 

Por outro lado, a porcentagem de consumidores que conseguiram pagar suas dívidas em dia e “limparam” o nome apresentou queda de 12% em comparação com fevereiro de 2022. Em janeiro, o resultado teve aumento de 8% no número de consumidores que deixaram o cadastro da inadimplência.

“Essa condição era previsível, na medida em que a inflação tem corroído o poder de compra dos salários e o primeiro trimestre do ano é quando se acumulam as contas de IPTU, IPVA, matrículas e as faturas mais robustas no cartão de crédito”, destaca o economista Marcos Rambalducci, consultor econômico da Acil.

“Com o vencimento das prestações das compras de final de ano e o acúmulo de contas típicas de início de ano, não é raro o consumidor perder o controle orçamentário e acabar deixando de honrar algum compromisso financeiro”, acrescenta.

Mensalmente, o indicador do SPC/Acil trabalha com dois índices: o de consumidores entrantes, que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de inadimplentes; e o de consumidores saintes, que estavam com o nome no cadastro de inadimplentes, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS