Os indicadores de inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/Acil), referentes ao mês de fevereiro, mostram um aumento de 4% no número de consumidores que não quitaram suas dívidas em dia e tiveram o nome incluído no cadastro da inadimplência, em comparação com o mesmo mês de 2022. A tendência inverte o cenário observado em janeiro, quando a quantidade de consumidores incluídos na lista de inadimplência apresentou queda de 13% na comparação mês a mês.

Por outro lado, a porcentagem de consumidores que conseguiram pagar suas dívidas em dia e “limparam” o nome apresentou queda de 12% em comparação com fevereiro de 2022. Em janeiro, o resultado teve aumento de 8% no número de consumidores que deixaram o cadastro da inadimplência.

“Essa condição era previsível, na medida em que a inflação tem corroído o poder de compra dos salários e o primeiro trimestre do ano é quando se acumulam as contas de IPTU, IPVA, matrículas e as faturas mais robustas no cartão de crédito”, destaca o economista Marcos Rambalducci, consultor econômico da Acil.

“Com o vencimento das prestações das compras de final de ano e o acúmulo de contas típicas de início de ano, não é raro o consumidor perder o controle orçamentário e acabar deixando de honrar algum compromisso financeiro”, acrescenta.

Mensalmente, o indicador do SPC/Acil trabalha com dois índices: o de consumidores entrantes, que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome incluído no cadastro de inadimplentes; e o de consumidores saintes, que estavam com o nome no cadastro de inadimplentes, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome.