Nos últimos 12 meses, a criação de empregos formais em Londrina ultrapassou a média de Curitiba e até mesmo do Estado, em termos relativos. Enquanto a Capital registrou aumento de 6% e o Paraná 6,7%, Londrina chegou a 8,6% no acumulado. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.
Com relação a dezembro, Londrina teve aumento de 0,73% nas vagas, com criação de 1.041 novas contratações formais. Foram 8.250 admissões e 7.209 demissões. Os setores com crescimento mais significativo foram o de serviço (com 677 novas vagas), indústria de transformação (218) e construção civil (183). O comércio, por sua vez, perdeu 121 vagas, o que ainda pode ser reflexo de ajuste das contratações temporárias do final do ano.
Embora em janeiro de 2010 o número de empregos gerados no município tenha sido superior ao desse ano, 1.399, a economista Lenina Formaggi, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em Curitiba, considera que o mercado está mais consolidado e dentro das expectativas para 2011. ''Como no início do ano passado estávamos saindo da crise, a aceleração de empregos era mais esperada'', justifica. No acumulado dos últimos 12 meses Londrina somou 11.465 novos postos.
Curitiba teve aumento de 0,4% em comparação a dezembro, um total de 2.748 novas vagas contra 3.252 do mesmo período do ano passado. O setor que apresentou o maior número de contratações em janeiro foi o de serviço (914), em seguida vieram a indústria (785) e a construção civil (782). ''Em números absolutos, as vagas geradas pela construção civil são poucas, mas o impacto para o setor é grande'', considera Lenina. Nos últimos 12 meses foram geradas 39.655 novas vagas em Curitiba, o que representa aumento de 6%.
Ao contrário de Londrina e Curitiba, a indústria da transformação foi o setor que mais gerou vagas formais no Estado em janeiro. O número registrado foi de 5.860 contra 5.460 do setor de serviço e 3.704 da construção civil. A economista do Dieese atribui esse aumento às preparações para os eventos do primeiro semestre, como a Páscoa. Nos últimos 12 meses o Estado gerou 151.442 vagas com carteira assinada, aumento de 6,7% em relação ao período anterior. No comparativo de janeiro com dezembro, o crescimento foi de 0,63%.
No País
O mês passado registrou a criação de 152.091 empregos formais em todo o País. Foi o segundo melhor resultado para o mês, ficando abaixo, porém, do total criado em janeiro do ano passado, quando foram abertos 181.419 postos de trabalho. O montante é o saldo entre 1,66 milhão de admissões e 1,49 milhão de demissões registrados no mês passado.
O setor de serviço foi o principal responsável pelo resultado, com a abertura de 73.231 vagas, recorde para o mês. A indústria vem em seguida, com a criação de 53.207 postos e a construção civil gerou 33.358 empregos em dezembro de 2010. Como geralmente acontece em janeiro, quando há o fim dos contratos temporários, o comércio registrou o fechamento de 18.130 vagas.

mockup