Londrina ganha loja premium da Mercedes
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Fernanda Mazzini<br> Reportagem Local 
O mercado de luxo definitivamente chegou à Londrina. Começa a funcionar na próxima segunda-feira, uma concessionária premium da Mercedes-Benz, que também irá comercializar as marcas Chrysler, Dodge e Jeep. Em apenas um mês, a loja Divesa - que funciona na Avenida Tiradentes, 4.550 (Jardim Shangri-Lá A, Zona Oeste) - foi reformulada dentro do conceito ''Star Class'', programa de gestão, qualidade e processos mundiais desenvolvido pela Mercedes. As obras receberam investimentos de cerca de R$ 350 mil.
A Divesa está na cidade há quatro anos. No entanto, o grupo curitibano tem 16 concessionárias no Paraná com representações das marcas Volkswagen (entre elas a Cipasa, em Londrina), General Motors, Peugeot, Nissan e Mercedes-Benz veículos comerciais (caminhões). ''Os investimentos na Divesa são reflexos de um novo direcionamento da própria montadora, baseada no desenvolvimento regional, uma vez que houve a retomada da produção agrícola e do potencial econômico'', salienta Sérgio Vechiatto, gerente-operacional do Grupo Divesa.
A concessionária, segundo ele, foi reformulada dentro dos padrões mais modernos definidos pela Mercedes e adequada às normas internacionais da montadora. ''É a única concessionária que assume o conceito premium. Enxergamos na crise um momento de oportunidades para o segumento de luxo que, inclusive, vem registrando ganhos mensais'', diz Vechiatto. Ele acrescenta que os consumidores terão um atendimento ''nunca antes visto em Londrina''. ''Nossos clientes serão recebidos com espumante e tapete vermelho. Há um lounge específico para atender os clientes em um espaço com internet, café, além de todo o conforto e mimos'', define.
A montadora tem a liderança do mercado nacional com os veículos da Série C, que concorrem diretamente com as outras alemãs, Audi e BMW. Segundo ele, inclusive, a Série C da Mercedes tem uma participação de mercado 35% maior do que a segunda colocada. Mesmo com a crise econômica há fila de espera por um veículo desses modelos que pode chegar a 40 dias. O Paraná é o segundo maior mercado nacional para a marca alemã, perdendo apenas para São Paulo. ''Londrina não tinha uma estrutura adequada, era coadjuvante no mercado mas iremos investir em campanhas agressivas de marketing com ações no aeroporto, shoppings, restaurantes e clubes de investimento'', comenta.
Entre as metas está a comercialização de 28 carros por mês até o final deste ano. No portfólio, a faixa de preços começa em R$ 59,9 mil com o PT Cruiser (Chrysler). ''O limite é o cliente, estamos preparados para personalizar os veículos sob encomenda, inclusive, com partículas de ouro'', observa Vechiatto. Sobre a americana Chrysler, ele diz que a montadora está em um momento de transição, que não vai afetar nacional. ''O Brasil é o mercado mais rentável do mundo para a Chrysler e, inclusive, é apresentado como 'case''', argumenta ele.
O gerente-operacional acrescenta que as negociações com a montadora Fiat estão avançadas e que, ''em breve'' haverá novidades. Especificamente em Londrina, o lançamento será do Dodge Journey, crossover esportivo. Já com a marca Jeep, a aposta é no segmento 4X4 com a Cherokee.


