O saldo de empregos formais em Londrina fechou positivo pelo segunda vez, após quatro meses consecutivos de queda. Em agosto, o município teve 5.586 admissões e 4.388 demissões, resultando em um saldo positivo de 1.198 vagas de emprego.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina fecha mês de agosto com saldo positivo de empregos
| Foto: Roberto Custódio

O número representa um crescimento de 0,84% com relação ao saldo registrado no mês anterior, de 371 empregos. No ano, entretanto, Londrina ainda apresenta queda de vagas 2,81%.

As informações foram divulgadas em boletim elaborado pelo NuPEA (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas), da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Campus Londrina, com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego).

Os setores de comércio (365) e serviços (332) foram os que mais contrataram no mês passado. Em seguida, vêm indústria (261), construção (232) e agropecuária (8).

Dentre os cinco municípios que compõem a RML (Região Metropolitana de Londrina), Londrina foi o que mais gerou vagas de emprego no mês passado.

Em toda a RML, o saldo de empregos formais chegou a 2.712 vagas - 9.798 contratações contra 7.086 desligamentos. Destaque para a cidade de Arapongas, que teve evolução de 1,62% no saldo de empregos na comparação com o mês anterior, e para Rolândia, com alta de 7,20% no saldo de vagas no ano.

Considerando as cinco cidades da RML, o setor que mais contratou foi a indústria, com 1.462 novos empregos, e o comércio, com 537 novos postos de trabalho. Todos os setores apresentaram saldo positivo no mês em questão.