Londrina em busca do desenvolvimento
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Eli Araujo<br> Reportagem local 
Londrina pode alcançar índices extraodinários de desenvolvimento com qualidade de vida a partir de experiências bem sucedidas adotadas em outras partes do mundo. A conclusão é de membros do Fórum Desenvolve Londrina, que este ano elaborou um estudo sobre ''Desenvolvimento Empresarial - Oportunidade para todos''.
O presidente da Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina, Cláudio Tedeschi, cita os exemplos das cidades de Bilbao, na Espanha, e Jacksonville, nos Estados Unidos, que enfrentaram sérias dificuldades de ordem econômica em determinados momentos mas encontram as soluções necessárias para resolver tais problemas com a participação da sociedade.
Hoje, as prefeituras das duas cidades adotam boa parte das propostas sugeridas em fóruns de desenvolvimento. Por isso, Tedeschi acredita que muitas vezes as empresas e instituições precisam mais de iniciativa do que recursos para se desenvolverem. ''O desenvolvimento produz os recursos necessários quando usamos de criatividade para transformar as coisas''.
Segundo ele, Londrina produz muito conhecimento, mas as informações geradas nas universidades e outras instituições nem sempre chegam ao destino: o setor produtivo.
O presidente da Associação Médica de Londrina, Antonio Caetano de Paula, que é também presidente do fórum, afirma que o objetivo das entidades é apresentar alternativas para o desenvolvimento e não fazer concorrência com o poder público. ''Não podemos transferir nossos anseios e ficar à espera de ações governamentais; se não fizermos a nossa parte, as coisas de maneira nenhuma vão acontecer''.
O médico destaca que a cidade precisa buscar o desenvolvimento de forma inteligente e organizada e não na base do ''cada um por si e Deus por todos'' e deve pensar, também, em termos regionais. ''Nós não acreditamos que Londrina possa ser uma ilha de desenvolvimento e deixar as cidades próximas desprovidas; precisamos crescer juntos''.
O professor Paulo Varela Sendin, coordenador de projetos da Adetec, explica que os indicadores sobre desenvolvimento da cidade são levantados a partir de entidades ''confiáveis''. Ele define os indicadores como ''mecanismos para acompanhar o caminho em direção à Londrina que queremos em 2.034, quando a cidade completa 100 anos de emancipação política''.
Os participantes do Fórum Desenvolve Londrina elaboraram uma lista com os problemas que prejudicam o desenvolvimento empresarial na cidade e apresentaram alternativas (Ver infográfico nesta página).
A idéia é, a partir de agora, repassar estas informações ao Poder Público constituido e em reuniões da sociedade em igrejas, clubes de serviço, associações, sindicatos e escolas.
O Fórum Permanente de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina foi criado por um decreto municipal em novembro de 2007 e reúne 30 entidades locais. No ano passado, o fórum teve como tema ''Ensino Fundamental - Instrumento de Mudança''. A idéia é reunir propostas que possam ser implantadas até o ano de 2034, quando Londrina completa 100 anos de emancipação política. A falta de segurança na cidade pode ser o tema do fórum no próximo ano.
Todo conteúdo do Fórum Permanente está disponível no site www.forumdesenvolvelondrina.org.br


