Um mapeamento realizado pelo Sebrae/PR em novembro de 2020 mostrou que o Estado possui 1.434 startups, número 39% maior que o registrado em 2019, quando 1.032 negócios foram mapeados. Do total, 374 informaram como data de criação o ano de 2020.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina é a segunda cidade com maior número de startups no PR
| Foto: iStock

Londrina é a segunda cidade com maior número de startups (180), atrás somente da capital (422). A cidade concentra 65% do total de negócios da regional Norte do programa de startups do Sebrae/PR, o Startup/PR. Em Londrina, as verticais com maior número de startups é o de Agrotech, com 34 startups, seguida de HealthTech & Wellness (23), ConstruTech (18) e Fintech & EduTech (9).

Em toda a regional, há 275 negócios mapeados pela entidade, o que a torna a segunda com maior número de startups (19,2%), atrás apenas da regional Leste (31%). A maior parte dos negócios da regional Norte se encontra em fase de validação (37,5%) e operação (25,1%).

Outro dado trazido pelo levantamento é o local de instalação das startups. Na regional Norte a maioria (46,5%) está instalada na "garagem", ou seja, no domicílio dos fundadores. Outras 33,1% já possuem sede própria, 11,3% estão em incubadoras e 5,8% em coworkings.

Paraná

Em todo o Paraná, as verticais com maior número de startups são Agrotech (141), HealthTech & Wellness (121), IT & Comm (104) e ConstruTech (85). A maioria está em fase de validação (25,94%) e operação (32,71%).

A maior parte das startups parananeses trabalham com modelo de negócio baseado em venda de serviços (634) e têm como público alvo as empresas e o consumidor final (591).

"O número demonstra o dinamismo, a pujança e a força do empreendedorismo inovador do Estado do Paraná e o posiciona entre os que possuem maior número de startups no Brasil", disse o diretor de operações do Sebrae/PR, Júlio Agostini, na live para divulgação do estudo realizado nesta terça-feira (9).

"Passamos por um ano de crise, pandemia. Foi um ano desafiador, muitas startups que desenvolviam trabalho em universidades, laboratórios, tiveram dificuldade de acessar esses espaços e algumas tiveram até que interromper as pesquisas, mas mesmo diante dos desafios, é motivador mostrar que teve crescimento de quase 40% nas startups que conseguimos mapear", disse Rafael Tortato, coordenador estadual do projeto de Startup do Sebrae.

O mapeamento trouxe ainda o nome de 16 startups para ficar de olho, vencedoras do StartupPR Conecta Awards nas categorias Referência e Revelação, de cada uma das seis regionais do Sebrae/PR, assim como as quatro startups paranaenses finalistas do programa Capital Empreendedor, do Sebrae Nacional. Dentre elas, está a Arbo Imóveis, da vertical de Real Estate Tech, e a QRiativa, da vertical de Productivity, ambas de Londrina.