Londrina abre 19 novas empresas por dia
O município de Londrina registrou uma média diária de 19 novas empresas considerando apenas os dias úteis nos primeiros três meses deste ano. A informação é da Delegacia Regional da Receita Federal que fez um levantamento, a pedido da FOLHA, sobre o número de inscrições no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
No primeiro trimestre deste ano, a Receita Federal fez a inscrição de 1.174 novas empresas somente em Londrina - sendo 580 do micro empreendedor individual -, contra 918 no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 28%.
Durante todo o ano de 2010, a Receita registrou 4.886 inscrições do CNPJ em Londrina, sendo 1.740 do programa microempreendedor individual. Se a média for mantida, a cidade vai passar de 6 mil novas inscrições até o final do ano.
Para o delegado da Receita, Sérgio Gomes Nunes, a procura por inscrições no cadastro de pessoas jurídicas comprova que os empresários estão mais confiantes para iniciar um empreendimento. ''A gente vive um momento positivo em termos econômicos, o que reflete inclusive na arrecadação'', afirma o delegado.
No ano passado, a Receita Federal arrecadou mais de R$ 4 bilhões nos 63 municípios da regional de Londrina, o que é considerado um resultado ''histórico''. Para Nunes, a arrecadação reflete não apenas o faturamento das empresas, como o aumento de seus lucros. Ele acredita que a situação poderá ser melhorada ainda mais quando o País reduzir a burocracia.
Baixas
No ano passado, a Receita Federal registrou baixa de 2.500 CNPJs em Londrina, a maior parte de empresas que já estavam inativas há alguns anos.





